Sem Medo da Utopia

Ângela de Castro Gomes, Eliana da Fonte Pessanha e Regina de Moraes Morel - Livro destaca a trajetória de Evaristo de Morais Filho
A vida e obra do jurista Evaristo de Moraes Filho, que se destacou na área do Direito do Trabalho, está no livro “Sem Medo da Utopia”, recém lançado no XII Congresso Nacional dos Procuradores do Trabalho. Resultado de um amplo projeto de pesquisa que envolveu o trabalho de três organizadoras, todas, professoras universitárias, a obra teve como objetivo construir uma história da Justiça do Trabalho que aliasse os conhecidos constrangimentos e possibilidades dos contextos temporais, com a liberdade e o desenvolvimento individual.

Ângela de Castro Gomes, Eliana da Fonte Pessanha e Regina de Moraes Morel elaboraram um cuidadoso roteiro que resultou na realização de uma entrevista com o próprio Evaristo. Além de registrar a trajetória e o pensamento deste importante jurista sobre temas que marcaram a sociedade e o direito brasileiro, o livro pode ser utilizado como fonte histórica para outros pesquisadores.

A obra está dividida em três capítulos, com os seguintes títulos: “A formação do homem e das idéias”; “O Direito e a Justiça do Trabalho” e “Da Cátedra à Academia”. Entre os assuntos abordados está o gosto de Evaristo de Moraes Filho pela leitura e a prática da Escrita; a prática pelo magistério, o poder normativo da Justiça do Trabalho e os resquícios do chamado “Estado Novo.”

No Sumário, as autoras ressaltam que Evaristo teve um papel relevante e precursor nos campos da Sociologia e do Direito. Na sociologia, é destacável a contribuição teoria do jurista em “O problema do sindicato único”, expressão apontada como a mais viva de sua interpretação no Brasil. Destaque também para a contribuição de Evaristo na área do ensino e da pesquisa, além da contribuição para a construção de instituições como o Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já na seara do Direito, na qual Evaristo foi um operador consciente desde a experiência nas “Juntas”, até a Procuradoria do Trabalho, destaca-se o desenho de vários projetos, leis e códigos.

O lançamento, da editora LTRr, tem 280 páginas.

Autor(es)

Wesley Yuri

Os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião da ANPT.