Ministério Público do Trabalho terá novo representante no Conselho Nacional do Ministério Público

O subprocurador-geral do Trabalho Jeferson Luiz Pereira Coelho foi aprovado, por unanimidade, em sabatina realizada na CCJ do Senado Federal, para compor o CNMP no biênio 2011/2013. O procurador substituirá a conselheira Sandra Lia Simón, que deixará o cargo após dois anos
O que significa representar o Ministério Público do Trabalho no Conselho Nacional do Ministério Público?
Em primeiro lugar, a minha responsabilidade com a Instituição. Creio que representar o Ministério Público do Trabalho (MPT) é construir de forma positiva um protagonismo do MPT, papel esse já desempenhado pela representação que nos antecedeu, de forma muito responsável e ética.

O CNMP está em fase de elaboração do planejamento estratégico nacional do Ministério Público. Como avalia essa iniciativa? O que, de fato, essa implantação trará ao MP brasileiro?
O Conselho Nacional do Ministério Público tem um papel muito importante nesse processo. O planejamento estratégico nacional do MP deve, acima de tudo, ser voltado para garantir a autonomia funcional e a eficiência do Ministério Público brasileiro, resguardadas as características específicas dos Ministérios Públicos Estaduais e do Ministério Público da União, cuidando-se para que sejam preservadas a autonomia e a independência funcional de cada instituição. Somente desta forma se buscará o real fortalecimento do Ministério Público brasileiro. A minha avaliação é positiva, mesmo porque o tema tem sido amplamente discutido nos Conselhos de Procuradores-Gerais, Corregedores-Gerais, Ouvidores, Associações e Membros.

Destacaria algum projeto em especial que pretende levar ao CNMP com repercussão no âmbito do Ministério Público do Trabalho?
Penso que o momento é próprio para discutirmos a virtualização do Ministério Público. A experiência no âmbito do Ministério Público do Trabalho foi muito positiva com o “MPT Digital”. Se realmente buscamos o real fortalecimento do Ministério Público brasileiro, o tema tem que ser prioritário.