Livro discute o enfrentamento à exploração sexual comercial infantojuvenil

Foi realizado na última terça-feira (26/06), na Procuradoria Regional do Trabalho de Curitiba (PR), o lançamento do livro "Enfrentamento à Exploração Sexual Comercial Infantojuvenil", coordenado pelo procurador do Trabalho Rafael Dias Marques. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, prestigiou o evento, que aconteceu durante o curso nacional de aperfeiçoamento promovido pela ESMPU sobre o "O Trabalho Infantil e a Aprendizagem Profissional - Ações do MPT".
A obra, que tem o apoio e o patrocínio da ANPT, é resultado das palestras proferidas no curso de capacitação para enfrentamento da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes, que foi realizado em Brasília.

Durante o lançamento do livro, o presidente da ANPT reforçou que é para a entidade motivo de honra poder participar e apoiar publicação que trata de tema de tão grande relevância, ressaltando que ela contribui para disseminar conhecimentos acerca da temática e, também, sobre a atuação dos membros do MPT, em todo o país, “no combate a tão graves e absurdos ilícitos, notadamente por meio da responsabilização, de indenizações por danos morais coletivos, dos exploradores sexuais de crianças e adolescentes”.

“Independentemente da responsabilização criminal, também imprescindível, precisamos, assim como fazemos no combate ao trabalho escravo, buscar a aplicação de sanções econômicas em valores significativos em situações de tamanha gravidade, as quais têm nítido caráter pedagógico. Obras como esta, dada a disseminação de conhecimentos que permite, constituem, certamente, relevante ferramenta e muito contribuem para uma maior efetividade dessa luta, que, sem sombra de dúvidas, é de todos nós”, enfatizou.

Fonte: Ascom/MPT-PR