Conatrae discute Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Sebastião Vieira Caixeta, participou nesta terça-feira (6/12) de reunião da Comissão Executiva da Conatrae. Entre os pontos abordados no encontro foi apresentada, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma proposta de pesquisa sobre o trabalho escravo.
No período da tarde foi realizada, ainda, reunião ordinária da Conatrae, com a participação da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da presidência da República, Maria do Rosário Nunes. Entre os pontos discutidos na ocasião, foi abordada a elaboração do planejamento da Comissão para 2012, assim como a necessidade de elaboração do mapa dos caminhos da exploração do trabalho escravo.

Outro ponto discutido durante a reunião foi a programação do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo (28 de janeiro), assim como da Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Em 2012 serão realizados eventos ao longo das duas semanas que envolvem o dia 28 de janeiro, visto que a data oficial acontece em um sábado.

Ainda durante o encontro, o procurador do Trabalho Jonas Ratier Moreno, atual representante do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Conatrae, apresentou-se à Comissão e reforçou a importância do dia nacional de combate ao trabalho escravo. O procurador sugeriu, também, a articulação do ato em todos os Estados.

Os participantes falaram sobre a importância da reinserção social de trabalhadores, frisando que esse tema precisa ser articulado o quanto antes. Eles abordaram, ainda, a importância de um maior envolvimento com o Judiciário. Por fim, os participantes fizeram um balanço de 2011, onde afirmaram que a preocupação com os trabalhadores tem sido intensificada e a interlocução entre órgãos públicos e privados, assim como de alguns países, foram boas.