Entidades de classe promovem Dia Nacional de Valorização da Magistratura e do Ministério Público

Na próxima quarta-feira (21/09), em Brasília, será realizado o “Dia Nacional de Valorização da Magistratura e do Ministério Público, promovido por entidades de classe das duas categorias, a partir das 11h, no salão negro do Congresso Nacional. O evento deve reunir cerca de mil magistrados e membros do Ministério Público, que, juntos, pedirão mais atenção para questões como segurança, saúde, previdência e política remuneratória. Na ocasião, os presidentes do Senado Federal, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Marco Maia, receberão manifesto assinado pelos presidentes de todas as Associações, com as principais reivindicações.
No manifesto que será entregue, as entidades solicitam a instituição de política nacional de segurança que garanta a incolumidade da saúde e da vida, com imediatas alterações legislativas pertinentes e um sistema de saúde que previna adoecimentos físicos e mentais, com adequada cobertura previdenciária. Pedem, ainda, uma política remuneratória que respeite a Constituição Federal e garanta a recomposição das perdas inflacionárias e que resgate a valorização do tempo de carreira dos membros da magistratura e do Ministério Público.

No dia do evento, após a entrega do manifesto aos presidentes do Senado e da Câmara, os participantes da mobilização sairão, a pé, em direção à Praça dos Três Poderes, com concentração em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde devem entregar o documento, também, ao presidente da Corte, ministro Cezar Peluso, bem como ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Sobre o ato

O Dia Nacional de Valorização da Magistratura e do Ministério Público é organizado pela Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público da União (FRENTAS), coordenada pela ANPT, tendo como integrantes, também, a Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), a Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), a Associação dos Magistrados da Justiça Militar Federal (Amajum), e a Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (Amagis/DF). Neste ato participam, ainda, a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Clique aqui e confira a íntegra do manifesto.

Clique aqui e veja a programação do evento.