Sabatinas de indicados ao CNMP são acompanhadas pela ANPT

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou hoje (24/05) as indicações do promotor de Justiça Tito Souza do Amaral, do Ministério Público do Estado de Goiás, e do desembargador José Lázaro Alfredo Guimarães, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (indicado pelo Superior Tribunal de Justiça), para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), no biênio 2011/2013. O vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, acompanhou a sabatina dos indicados.
Relator da indicação do promotor Tito Amaral, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) fez elogios à sua conduta profissional. O promotor, por sua vez, em sua manifestação, garantiu que defenderá a importância do diálogo do CNMP e do MP com as demais instituições do Estado. "As políticas públicas serão pensadas e implantadas com mais racionalidade e eficiência se forem fruto da convergência que envolve o Ministério Público e os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. E quando defendo o diálogo interinstitucional não me refiro somente às legítimas tratativas que são levadas a efeito entre a cúpula do Ministério Público e a dos Poderes sediados em Brasília ou nas capitais”, disse.



As indicações foram aprovadas, ambas, por 21 votos, de um total de 22, já que foi registrada uma abstenção.

Prevê-se a realização, ainda para a próxima semana, da sabatina do subprocurador-geral do Trabalho Jeferson Luiz Pereira Coelho, indicado para ocupar a vaga destinada ao Ministério Público do Trabalho no CNMP.

Informações e fotos: Ascom/Conamp