ANPT participa da abertura do curso de vitaliciamento para procuradores

Os cento e dois procuradores do Trabalho empossados na noite de ontem participaram nesta terça-feira (26/10) do primeiro dia do IX Curso de Ingresso e Vitaliciamento para procuradores do Trabalho. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Sebastião Vieira Caixeta, e o vice-presidente, Carlos Eduardo de Azevedo Lima, participaram da solenidade de abertura.
O presidente da ANPT, que compôs mesa de abertura, deu as boas-vindas aos novos procuradores do Trabalho e falou da importância da atuação dos membros do Ministério Público do Trabalho (MPT). Caixeta ressaltou, ainda, a disposição da ANPT em estar junto com os procuradores no que for necessário para o bom desempenho de seus trabalhos. “A ANPT deve ser vista sempre como uma parceira, que vocês podem contar com o que for preciso”, informou.

O procurador-geral do Trabalho, Otavio Brito Lopes, comemorou a chegada dos novos membros e ressaltou o papel da solidariedade entre os pares e da força institucional na atuação bem-sucedida do MPT. O diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Nicolau Dino Neto, por sua vez, lembrou que o momento não é apenas de alegria, mas de reflexão sobre a função do Ministério Público na defesa do interesse público. “Vocês estão recebendo um mandato social, com prerrogativas e deveres com o povo brasileiro. O desafio está aí: como servir bem ao nosso cliente?”

A solenidade contou ainda com a participação do vice-procurador-geral do Trabalho, Jeferson Coelho, da diretora-geral adjunta da ESMPU, Ivana Santos, do procurador do Trabalho e secretário de concurso do MPT, Ronaldo Fleury, do procurador regional do Trabalho Ricardo de Britto Pereira, coordenador do curso, do procurador do Trabalho Carlos Eduardo Brisolla, coordenador de ensino do MPT na ESMPU, e das procuradoras do Trabalho Juliana Vignole e Ludmila Lopes.

O curso, promovido pela ESMPU em parceria com o MPT, será dividido em presencial e a distância, com 238 horas-aula no total. Na primeira fase, os participantes assistirão a aulas expositivas na sede da ESMPU, em Brasília. Os recém-empossados participarão, ainda, de oito horas-aula de treinamento sobre técnicas de relacionamento com a imprensa e gestão de crises de imagem.

A segunda parte da atividade, ministrada pela internet, envolverá estudos sobre as áreas de atuação do MPT, como a erradicação do trabalho escravo, o combate à exploração do trabalho da criança e do adolescente, a eliminação da discriminação no ambiente laboral, entre outras, de responsabilidade das coordenadorias nacionais respectivas.