Notícias

XXII CNPT: Professor Clovis de Barros Filho fala sobre ética e moral na abertura do Congresso

O advogado e professor da Universidade de São Paulo (USP) Clóvis de Barros Filho encerrou a abertura do XXII Congresso Nacional dos Procuradores do Trabalho, na noite da última quinta-feira, 30/5, em São Paulo, com sua apresentação brilhante e descontraída sobre “Moral e Ética”. 

Com um discurso animado de uma hora, Clóvis expôs assuntos profundos sobre o comportamento humano com doses de bom humor. Ele explicou a diferença entre ética e moral e afirmou que a maioria das pessoas coloca o bem-estar próprio acima de qualquer coisa, mas que esse tipo de atitude pode e  precisa ser transformada para o bem de todos. 

“A palavra ética existe há mais de 2500 anos, mas somente nos últimos 30 é que vem sendo repetida não só em nosso país, mas no mundo inteiro. Além de muito repetida, a palavra ética é usada para denunciar comportamentos considerados graves para a convivência.  Contudo, muitas pessoas não sabem qual é o seu real significado”, disse.  

Segundo o professor, ética é pensar junto, de maneira coletiva, os princípios que devem ser respeitados.  Já a moral é individual, é o conjunto dos princípios que são seguidos livremente.  “A moral é o que não faríamos de jeito nenhum mesmo que não tivesse ninguém olhando. Já a ética é inteligência compartilhada e atividade coletiva ininterrupta que permite por meio da razão, a identificação do que não podemos tolerar", falou.

O professor Clóvis de Barros que também é jornalista, consultor de ética da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e professor de ética e filosofia elucidou sua apresentação com casos que aconteceram em sua vida e, por meio de sua experiência pessoal, ao final, foi aplaudido de pé por todos os presentes. 

 

Contato

 
SBS Quadra 2 Bloco "S" Ed. Empire Center
Salas 1103 a 1108 11º andar
Brasília/DF CEP: 70070-904
 
(61) 3325.7570 e Fax.: 3224.3275
 
anpt@anpt.org.br