ANPT, Anamatra e Sinait discutem reforma trabalhista e trabalho escravo

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Ângelo Fabiano Farias da Costa, participou nesta quinta-feira, 22/06, de reunião com representantes da Anamatra  e do Sinait. Na ocasião, as entidades discutiram estratégias de atuação para o enfrentamento do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 38/17 e debateram sobre a lista suja do trabalho escravo, que pode ser suspensa novamente, agora por proposição do Congresso.

Sobre a ‘lista suja’ do trabalho escravo, as entidades vão estudar meios de atuar contra o PDC nº 532/16 (Projeto de Decreto Legislativo de Sustação de Atos Normativos do Poder Executivo), proposto pela deputada Jozi Araújo (PTN/AP), para suspender a aplicação da Portaria Interministerial (MTPS/MMIRDH) nº 4/2016, que dispõe sobre as regras relativas ao Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo. O referido projeto encontra-se pronto para entrar na pauta da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), cujo relator, deputado Roberto de Lucena (PV-SP), já deu parecer favorável pela aprovação.

Entenda o caso - A divulgação do cadastro, que ficou conhecido como lista suja, ficou suspenso por dois anos quando o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar, em dezembro de 2014, suspendendo a divulgação da lista. Em maio do ano passado, o Ministério do Trabalho editou a nova portaria mudando critérios para inclusão e exclusão de empregadores, o que fez a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, acabar com a proibição.

Como o cadastro não voltou a ser publicado, o Ministério Público do Trabalho (MPT) acionou a Justiça e conseguiu decisões favoráveis na 11ª Vara do Trabalho do Distrito Federal e no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. Em março deste ano o governo obteve efeito suspensivo dessas decisões com o presidente do TST, Ives Gandra Filho, mas em seguida o ministro do TST Alberto Bresciani Pereira, suspendeu decisão do próprio presidente.

O encontro contou com a presença dos presidentes da Anamatra, Guilherme Feliciano, do Sinait, Carlos Fernando da Silva, e sua vice-presidente, Rosa Maria Campos Jorge, e também com o diretor Legislativo da Anamatra, Paulo Boal.

 

 

Foto e informações: Anamatra

Tags: ,