“Nós escolhemos como missão e profissão defender os direitos da sociedade”

A frase acima foi dita pela vice-presidente da ANPT, Ana Cláudia Bandeira Monteiro, nesta quinta-feira, 01º/02, durante a mobilização contra a reforma da Previdência (PEC 287/16) e em prol da valorização do Ministério Público e da magistratura, realizada pela Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas).

A mobilização teve início às 14h, no Supremo Tribunal Federal, quando os presidentes das associações que compõem a Frentas entregaram à presidente da Casa, ministra Carmem Lúcia, uma carta aberta que conta com cerca de 18 mil assinaturas de membros das duas carreiras. A carta também foi entregue à procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Na sequência, as centenas de participantes seguiram em direção à Câmara dos Deputados, lotando os Plenários 1 e 2 e o Auditório Nereu Ramos, onde discursaram os presidentes das associações representantes da Frentas, os deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e Fábio Ramalho (PMDB-MG), sendo este último o vice-presidente da Câmara dos Deputados, e o senador Paulo Paim (PT-RS).

Na ocasião, Bandeira Monteiro afirmou que “as pessoas que estão lá fora, muitas vezes, não sabem nem o que é o Ministério Público ou não compreendem o sistema judiciário. Mas, elas normalmente têm a compreensão de que nas nossas carreiras, elas encontrarão algum apoio, alguma esperança de ter seus direitos garantidos. E nessa perspectiva em que nós somos vocacionados a fazer cumprir a lei e a garantir direitos, nós também temos o direito e o dever de lutar pelos nossos direitos, afinal, também somos trabalhadores”.

Para acessar o conteúdo da carta aberta, clique aqui.


Frentas entrega carta aberta à ministra Carmem Lúcia.

Frentas entrega carta à procuradora-geral da República, Raquel Dodge (Foto: Antonio/PGR)