ANPT divulga nota de repúdio sobre ato de violência que resultou em morte de vereadora do RJ

NOTA DE REPÚDIO

A Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), entidade representativa dos membros do Ministério Público do Trabalho-MPT de todo o Brasil, vem a público manifestar repúdio ao ato de violência ocorrido na noite do dia 14 de março de 2018, que resultou na morte da vereadora do Município do Rio de Janeiro Marielle Franco e do motorista que a conduzia, Anderson Pedro Gomes.

No contexto de violência sistêmica instalado no Rio de Janeiro, o assassinato brutal desses dois trabalhadores, não obstante as muitas vidas humanas que vêm sendo ceifadas rotineiramente, estarrece a sociedade brasileira por calar a voz de uma mulher eleita por uma parcela expressiva da sociedade carioca, reconhecida defensora dos direitos humanos, destacando-se a sua luta contra a discriminação racial e pela igualdade de gêneros. E justamente no mês de março, em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, data dedicada à reflexão sobre o papel da mulher na sociedade e, sobretudo, à busca da plena igualdade em todas as suas faces.

Trata-se de acontecimento cujas marcas devem ser ressaltadas para que reforcemos a luta, todos, pela efetivação ampla dos direitos humanos, a se iniciar por uma vida livre de violência. Esperamos que as autoridades competentes tragam a resposta adequada, apurando os fatos, responsabilizando os envolvidos no crime e promovendo a efetiva Justiça de que é credora toda a sociedade brasileira.

A ANPT manifesta, ainda, pesar e solidariedade aos familiares e amigos de Marielle e Anderson, reafirmando a sua disposição para defender os interesses da sociedade e garantir direitos.

Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho