XXIII CNPT: Filósofo Mario Sérgio Cortella destaca o papel dos procuradores do Trabalho para a sociedade

 

“O poder que serve a si mesmo, não serve”. A frase é uma reflexão do professor, filósofo e escritor Mario Sérgio Cortella e foi proferida durante a palestra de abertura do XXIII Congresso Nacional dos Procuradores do Trabalho, realizada na noite desta quinta-feira, 12/04, em São Paulo. 

Com auditório lotado, Cortella fez provocações inteligentes que levaram os participantes a refletir sobre o seu papel como servidor público.  “O futuro é o passado em preparação e o que sobra é a obra, o resto “soçobra”. Estou aqui, hoje, dentro de um congresso do Ministério Público do Trabalho com homens e mulheres que se dedicam a ganhar a sua existência com algo magnífico, que é ganhar a vida cuidando de vidas. Por isso, para mim, a profissão mais honrosa é exatamente a de quem ganha a vida ajudando a cuidar de vidas”, disse o palestrante de maneira irreverente.  

Durante a apresentação, os procuradores anotaram as frases do filósofo e se divertiram com suas falas e reflexões bem definidas. Ele trouxe exemplos do cotidiano, de escritores e de grandes personalidades filosóficas e jurídicas para reforçar que “a vida que deve ser levada é aquela é que dê orgulho a si mesmo”.

Cortella questionou os participantes sobre qual tipo de passado estão deixando como legado.  Se o futuro é um passado em preparação, como você e eu seremos olhados daqui a 30 anos? Essa geração que aqui está gera e cria um passado que quer ser olhado como? Geramos respeito, dignidade ou seremos olhados  como homens e mulheres que nos acovardamos ou nos conformamos?”, perguntou.

Otimismo

Ao final da sua exposição, Mario Sergio Cortella falou ainda sobre os prejuízos do ser humano pessimista e a vantagem do otimista.  Para ele, o pessimista é aquele que só resmunga e não faz nada para crescer e produzir. Em suma, é aquele que não quer ter trabalho. Já o otimista, corre atrás dos seus objetivos, tem esperança, bem como debate questões e situações.  “O ideal é que olhem para todos vocês, em 2048, de um modo admirável e não perplexo. Precisamos de novas atitudes.  Não precisamos de gente morna, que não é quente nem fria, que não fede nem cheira, nem no trabalho, na amizade, nas comunidades. Precisamos de gente que transforma a realidade e que protege o futuro”, afirmou.

Currículo

Mario Sergio Cortella, nascido em Londrina/PR em 05/03/1954, filósofo e escritor, com Mestrado e Doutorado em Educação, professor-titular da PUC-SP (na qual atuou por 35 anos, 1977/2012), com docência e pesquisa na Pós-Graduação em Educação. Foi Assessor Especial e Chefe de Gabinete do Prof. Paulo Freire e Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992). É autor de 31 livros nas áreas de educação, filosofia, teologia, motivação, dentre outros.