Notícias

MAIO LILÁS: MPT lança campanha sobre a importância dos sindicatos com a presença da ANPT

A vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Ana Cláudia Bandeira Monteiro, participou na tarde desta segunda-feira, 07/05, do lançamento da campanha Maio Lilás, do Ministério Público do Trabalho (MPT). O objetivo da ação é lembrar a importância de se discutir a liberdade sindical e da participação dos trabalhadores na atuação dos sindicatos para a promoção da defesa dos seus direitos.

 

Ao longo deste mês, diversas atividades serão promovidas pelo MPT, como debates, exposições, iluminação de prédios públicos, entre outras atividades promovidas pela Procuradoria Geral do Trabalho (PGT) e pelas procuradorias regionais do Trabalho, nos estados brasileiros. Durante a cerimônia de lançamento, Ana Bandeira destacou a importância do MPT promover iniciativas que tragam à luz e reafirmem a importância da união dos trabalhadores, principalmente na forma das entidades sindicais, para que estas possam lutar por melhores condições de trabalho e progresso para o Brasil.

 

Neste sentido, a vice-presidente da ANPT lembrou que a reforma trabalhista é, e será, pauta de atuação por muitos anos, até que se possa lidar com as alterações tão profundas na legislação trabalhista que ela trouxe, resultando em precarização. Ela lembrou que deve ser trabalhada dentro do estado democrático de direito para que se continue garantindo melhores condições de trabalho e uma produtividade que assegure o crescimento do país. “Nesse contexto trabalhista, é mais importante ainda a atuação das entidades sindicais, em conjunto com o MPT, e todo o esforço coletivo social para que possamos realmente extrair o melhor possível para todos nós como sociedade. Os sindicatos não podem perder essa centralidade no mundo do trabalho e sobretudo na vida social do Brasil, para que sejam importantes agora e sempre na construção de dias melhores e de um mundo melhor para os trabalhadores”, informou.

 

Ainda durante o evento, foi realizada mesa-redonda sobre o tema “Liberdade sindical e reforma trabalhista”, bem como com o lançamento da revista em quadrinhos sobre “sindicatos” e do site www.reformadaclt.com.br, que traz informações para trabalhadores e empregadores sobre a reforma trabalhista. Acesse aqui a programação.

 

Maio Lilás

A cor lilás é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras, que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque (EUA), em 8 de março de 1857, por reivindicarem um salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio, era confeccionado um tecido de cor lilás.

 

 

Contato

 
SBS Quadra 2 Bloco "S" Ed. Empire Center
Salas 1103 a 1108 11º andar
Brasília/DF CEP: 70070-904
 
(61) 3325.7570 e Fax.: 3224.3275
 
anpt@anpt.org.br