ANPT participa de oficina que capacita profissionais da educação para debater trabalho infantil

O vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Helder Amorim, participou nessa segunda-feira, 18/06, da solenidade de abertura da oficina do projeto “Resgate à Infância – Eixo educação”. A iniciativa capacita profissionais da educação para debater o trabalho infantil dentro do ambiente escolar.

Durante a abertura da oficina, Helder Amorim destacou a relação entre o trabalho infantil e as desigualdades sociais existentes no país. “O trabalho infantil está diretamente relacionado à desigualdade social, com forte influência do histórico de escravidão recente no país. A sociedade brasileira é hoje desafiada a vencer a naturalização da desigualdade, para combater o trabalho infantil”, afirmou o procurador, que disse ainda que o evento está inserido na construção de um projeto humanitário.

A gerente nacional do Projeto, a procuradora do Trabalho Jailda Eulídia, por sua vez, falou da necessidade de se erradicar as piores formas de trabalho infantil. “Todo trabalho infantil é nocivo”, explicou ao dizer que a afirmação de que “é melhor trabalhar que roubar” traz no seu âmago duas violações aos direitos das crianças e adolescentes. “Estudos revelam que 92% dos adultos encontrados em situação análoga à de escravo, também trabalhavam quando eram crianças. O aliciamento de crianças e adolescentes para o crime, para o tráfico de drogas e até para abusos sexuais está diretamente ligado ao trabalho infantil. Além disso, crianças e adolescentes se acidentam três vezes mais que os adultos”.

Participaram da mesa de abertura do evento também, a procuradora chefe do MPT-MG Adriana de Moura Souza, a coordenadora regional da Coordinfância, procuradora do Trabalho Luciana Coutinho e a vice-procuradora-chefe do MPT-MG, Fernanda Brito.

*Fonte e foto: Ascom/MPT-MG