Seleção da ANPT participa do XVII Torneio Nacional de Futebol Society do Ministério Público

Foi realizado, entre os dias 15 e 18 de novembro de 2018, no Centro de Treinamento do Grêmio, na cidade de Eldorado do Sul/RS, o XVII Torneio Nacional de Futebol Society do Ministério Público, promovido pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), e nesta edição com o apoio da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS).

Foi a primeira participação da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) na história do campeonato, coordenada pelo diretor de assuntos institucionais da entidade, procurador do Trabalho Bernardo Mata Schuch. A equipe da ANPT classificou-se como uma das oito melhores do torneio, na categoria Master. Foi eliminada por 4x2 nas quartas-de-final, pela seleção anfitriã (MP/RS), que ao final alcançou o terceiro lugar após ser eliminada nas semifinais (na disputa de pênaltis) pela campeã (MP/SP).

O XVII Torneio Nacional de Futebol Society do Ministério Público teve este ano seu recorde de participação. Estiveram presente 702 atletas de 55 times e 25 delegações de todo o Brasil e seus mais de 500 acompanhantes. O campeonato envolveu equipes de apoio, gandulas, volantes, pessoal de abastecimento e coordenadores técnicos, além de 19 árbitros federados que apitaram as partidas, divididas em quatro categorias: Master, Super Master, Força Livre e Sênior.

A equipe da ANPT contou com procuradores do Trabalho de cinco Estados do Brasil: São Paulo, Sergipe, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Alguns dos atletas da ANPT sequer se conheciam pessoalmente, muito menos haviam treinado antes deste campeonato. “Me senti no dever de ir atrás de voluntários para representar a ANPT nesse já tradicional torneio nacional. Reunir esses nove guerreiros foi uma aventura. Improvisamos a inscrição, o uniforme, a hospedagem, o transporte e até o nosso goleiro, que - por sinal - foi muito bem. A ausência de um técnico só aumentou a união entre os colegas, o que foi muito legal também para a nossa vida profissional. Foi uma experiência inesquecível, uma saga a ser contada”, conta Bernardo Schuch, capitão do time.

Um dos jogadores da seleção, o procurador do Trabalho Luiz Carlos Michele Fabre, lembra que todos os membros da equipe estavam cientes de que ninguém poderia nem mesmo levar cartão, pois o time ficaria desfalcado, sem ter como fazer a substituição regulamentar. “Chegamos muito além do que imaginávamos conseguir. Já entramos para a história da ANPT, que saiu extremamente respeitada do evento”, comemora.

O evento, segundo o capitão do time da ANPT, impressionou pela estrutura e profissionalismo. Algumas seleções, como a SP, levaram dezenas de atletas por categoria, além de técnico, preparador físico, preparador de goleiros, massagistas, fisioterapeutas, e até analista de desempenho. A seleção da ANPT ainda emplacou um goleador no torneio, Gláucio Oliveira, com 5 gols.

O presidente da ANPT, Ângelo Fabiano Farias da Costa, destacou o empenho e a união dos colegas no sentido de participar pela primeira vez do torneio e destacou que eles próprios custearam todas as despesas relativas à participação no evento. "É de se destacar a garra e a vontade dos colegas em representar a ANPT no evento. Eles racharam o valor da inscrição no torneio, arrumaram um uniforme improvisado, contaram com a importante hospitalidade do diretor da ANPT Bernardo Schuch e do colega Bruno Teixeira para hospedagem, vestiram com vontade 'a camisa da ANPT' e fizeram bonito, com duas vitórias, um empate e uma derrota na fase de classificação, passando para quartas de final. Estão me cobrando que ao menos para a próxima edição, que será realizada no Maranhão, eu ponha o logo da ANPT no uniforme", brincou o presidente.

Participaram da equipe os procuradores do Trabalho Bernardo Mata Schuch, Gláucio Araújo Oliveira, Luiz Carlos Michelle Fabre, Luiz Alessandro Machado, Márcio Amazonas Cabral de Andrade, Rafael Foresti Pego, Bruno Martins Mano Teixeira, Piero Rosa Menegazzi e André Vinicius Melatti.

 

Clique aqui para conferir no site da AMPRS a matéria completa sobre a seleção da ANPT e mais detalhes da competição.

 

*Com informações da AMPRS