Empossados três novos procuradores do Trabalho

Na tarde desta segunda-feira, 15/07, tomaram posse três novos membros do Ministério Público do Trabalho (MPT): Elizabeth Pereira Pacheco, Anderson de Mello Reichow e Carlos Lins de Oliveira Júnior. Eles foram aprovados no 20° concurso público para a carreira. O vice-presidente da ANPT, Helder Santos Amorim, participou da solenidade, que marcou também a confirmação de posse no cargo de subprocurador-geral do Trabalho de Pedro Luiz Gonçalves Serafim da Silva.

Na ocasião, o vice-presidente da ANPT ressaltou que o Brasil atravessa o momento de maior desafio ao mundo do trabalho nas últimas décadas desde a Constituição Federal. “Nós temos a responsabilidade de não permitir que se naturalize, que normalize, o vilipendio da pessoa humana e o uso do ser humano como mercadoria e do seu trabalho, do seu labo, da sua energia, por essa nova lógica neoliberal que tenta reduzir o ser humano a mero instrumento dos anseios do mercado”, informou.

De acordo com ele, o procurador do Trabalho tem papel relevante neste cenário, em utilizar de suas atribuições para fazer valer os valores maiores que iluminaram a Constituição de 1988: a dignidade da pessoa humana. “É nisso que começa e é nesse valor que termina toda a nossa atuação. Que vocês sejam muito felizes nessa trajetória, mas não se enganem, ela é muito árdua”, completou.

A nova procuradora do Trabalho Elizabeth Pereira Pacheco falou em nome dos empossandos e  enfatizou a importância do cargo diante de ataques aos direitos humanos, às normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho e as mudanças promovidas pela reforma trabalhista. Além disso, ela lembrou das novas formas de trabalho decorrentes do avanço tecnológico ao citar o uso de aplicativos e o direito à desconexão. “Precisaremos nos aliar globalmente, vez que a revolução tecnológica não vê fronteiras espaciais e, aliadas ao capitalismo sem peias, culminará, fatalmente, na superexploração dos trabalhadores”, disse.

Tags: