Notícias

Proposta que restringia o direito às pausas térmicas dos trabalhadores de frigoríficos é excluída do novo parecer da MP 927/2020 

Nesta terça-feira (09), foi apresentado o novo Parecer da Medida Provisória 927/2020, que dispõe sobre medidas trabalhistas de enfrentamento do estado de calamidade pública decorrente da pandemia. Após intensa articulação da ANPT e de outros órgãos, instituições e entidades de defesa dos direitos sociais no Brasil, o relator da MP, deputado Celso Maldaner (MDB/SC), retirou a proposta de restrição das pausas térmicas previstas no art. 253 da CLT. Se aprovada, apenas os trabalhadores expostos a temperatura não superior a 4º C teriam direito a 20 minutos de descanso a cada 1h40 trabalhados.

Para o presidente da ANPT, José Antonio Vieira de Freitas Filho, tal iniciativa acarretaria prejuízos à imensa maioria dos 500 mil trabalhadores do setor frigorífico, um dos que mais geram doenças ocupacionais no País. A associação editou nota expressando, pública e veementemente, sua contrariedade à inserção de matérias estranhas à motivação e aos propósitos originários da edição da MP 927, em especial à das pausas térmicas.

Clique aqui e acesse o documento.

APOIOS

A iniciativa da ANPT teve ampla repercussão nas redes sociais e na imprensa especializada. Diversos portais reproduziram a nota pública e destacaram os principais problemas que seriam enfrentados no setor frigorífico, caso a proposta não fosse derrubada.

A entidade realizou ainda um abaixo-assinado no site avaaz.org que, em apenas três dias, obteve mais de mil adesões. Confira aqui a relação de apoiadores.

A Regional Latinoamericana da União Internacional de Trabalhadores da Alimentação e Afins (Rel-UITA) também apoiou o movimento e divulgou um vídeo de alerta sobre a questão da redução das pausas, assim como uma carta dirigida ao presidente da Câmara dos Deputados, na qual explicitou os prejuízos que seriam causados aos trabalhadores.  Clique aqui e acesse o documento.

No âmbito do Ministério Público do Trabalho (MPT), as iniciativas da ANPT foram aplaudidas pelos gerentes do Projeto Frigoríficos, os procuradores do Trabalho Priscila Schvarcz, Lincoln Cordeiro e Sandro Sardá, que parabenizaram a associação “pelas brilhantes ações que vem lançando em defesa dos direitos fundamentais à saúde e a dignidade humana das trabalhadoras e trabalhadores em frigoríficos”.

Clique aqui para conferir o novo relatório da MP 927/2020.

Abaixo os cards divulgados pela ANPT nas redes sociais.

Arquivos
TítuloDescriçãoTamanho do arquivo
Download this file (abaixo-assinado - final.pdf)Abaixo-assinado em PDF 86 kB
Download this file (Tramitacao-MPV-927-2020.pdf)Clique aqui e confira o novo relatório. 254 kB

Contato

 
SBS Quadra 2 Bloco "S" Ed. Empire Center
Salas 1103 a 1108 11º andar
Brasília/DF CEP: 70070-904
 
(61) 3325.7570 e Fax.: 3224.3275
 
anpt@anpt.org.br