Na última sexta-feira (25), a diretora de Relações Institucionais da ANPT, Juliana Gois, participou do evento “Mulheres Negras que Inspiram: Lideranças e Transformações nos Poderes Públicos”, promovido pela Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE), em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A programação foi voltada à valorização do protagonismo de mulheres negras nos espaços institucionais, com ênfase no sistema de justiça, nas políticas públicas e no serviço público federal.
Em sua manifestação, a diretora compartilhou reflexões sobre os desafios enfrentados por pessoas negras em espaços institucionais. Ela destacou pontos como a solidão e a exaustão de ser, muitas vezes, a única pessoa negra em determinados espaços e como essa experiência impacta emocionalmente e politicamente em suas trajetórias.
“É urgente que tenhamos políticas afirmativas eficazes que garantam não apenas o ingresso, mas também a promoção e a valorização de mais pessoas negras em nossas instituições”, afirmou. Juliana Goias também apontou dados recentes do Censo de 2024 do Ministério Público do Trabalho sobre a temática.
Segundo ela, entre os 790 membros e membras da carreira, apenas 64 se autodeclaram negros, sendo 5 pessoas pretas e 59 pardas. Dentre elas, 32 são mulheres negras, o que representa cerca de 4% do total da instituição, “revelando a persistente sub-representação e a necessidade urgente de transformação estrutural.”, destacou Juliana Gois.
A mesa de debates contou com a presença de autoridades do poder público, como a procuradora da Fazenda Nacional e assessora especial de diversidade e inclusão da Advocacia Geral da União (AGU), Claudia Aparecida de Souza Trindade, a juíza titular da 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro e secretária-geral do Conselho Nacional de Justiça, Adriana Cruz, e a procuradora Federal, coordenadora da Comissão de Diversidade da ANAFE e integrante do Grupo de Trabalho de Igualdade Racial e Étnica da AGU, Fernanda Sousa Marques.
Também participaram do evento a coordenadora-geral de articulação institucional e participação social na Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos, Isadora Nascimento, a procuradora Federal e representante titular da Procuradoria Federal no Comitê de Diversidade e Inclusão da AGU, Manuellita, a juíza Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região e coordenadora do Comitê de Equidade Racial da 1ª Região, Hermes Mara Lina Silva do Carmo, a advogada e conselheira da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Marcelise Azevedo, e a defensora Pública do Distrito Federal, Mayara Tachy.
Fotos: Anafe