Em seu pronunciamento, Azevedo Lima saudou os novos procuradores do Trabalho e ressaltou a importância de realização do curso de vitaliciamento pelo qual eles passarão, dando destaque aos novos moldes propostos pela ESMPU para esta edição do curso. Ele ressaltou a relevância de se ter um curso voltado para um enfoque mais prático, o que pode e deve auxiliar os membros que ingressam na instituição na preparação para a atuação que passarão a desempenhar quando começarem a oficiar em suas unidades de lotação.
O diretor-geral da ESMPU, Nicolao Dino Neto, por sua vez, reforçou que o novo curso de vitaliciamento faz parte do planejamento estratégico do Ministério Público da União e que as políticas de desenvolvimento de pessoas estão ligadas ao treinamento. Lembrou, também, que o MP enfrenta diversos desafios que devem ser superados. Temos novos e velhos problemas a resolver. A participação de cada um de vocês é essencial, completou.

Compuseram a mesa de abertura do curso, além do presidente da ANPT e do diretor-geral da ESMPU, o procurador-geral do Trabalho, Luis Antonio Camargo de Melo, o vice-procurador-geral do Trabalho, Eduardo Antunes Parmeggiani, o coordenador de ensino do MPT na ESMPU, Carlos Eduardo Brizola, e o secretário do concurso, o procurador regional do Trabalho Maurício Correia de Mello.