O tema central da primeira oficina era Segurança e saúde do trabalhador em grandes obras e megaeventos no Brasil. A abordagem de discussão tratou da responsabilidade trabalhista, o impacto social e a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Atuaram como facilitadores os procuradores do Trabalho Renan Bernardi Kalil, da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) da 11ª Região, e Roberto Pinto, da PRT-2.
A segunda oficina tratou da Precarização do trabalho no contexto dos megaeventos. Dentro desse assunto, a abordagem mínima falou sobre a questão da terceirização, do trabalho voluntário, do trabalho temporário e do elo de responsabilidade. Foram facilitadores o Procurador do Trabalho Rafael de Araújo Gomes, da PRT-15, e Cássio Luis Casagrande, da PRT-1.
Já a terceira oficina do XIX CNPT abordou Os impactos sócio-trabalhistas dos megaeventos e ameaça à dignidade humana. Tratou-se, na ocasião, do tráfico de pessoas, sobre a situação do trabalhador migrante, a questão da exploração de crianças e adolescentes, o trabalho escravo e a responsabilidade na cadeia produtiva. Foram facilitadores a procuradora do Trabalho da PRT-2 Chistiane Vieira Nogueira e Eduardo Varandas Araruna, este último da PRT-13.
A última oficina do evento abordou A Relevância social e a atuação do Ministério Público do Trabalho. O foco de abordagem foram as estratégias de atuação, o artigo 5º da Resolução nº 69/2007, do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho (CSMPT), o controle pelo órgão revisional e o princípio da transcendência. Foram facilitadores o procurador do Trabalho da PRT-1 Rodrigo de Lacerda Carelli e Paulo Douglas Almeida de Moraes, da PRT-24.Durante a assembleia-geral, realizada no sábado, 12/04, os participantes puderam votar e aprovar as propostas lançadas em cada oficina, a fim de integrar uma pauta de propostas e de providências a serem adotadas pela ANPT. Com a realização das oficinas de trabalho, os CNPTs tornaram-se ainda mais dinâmicos e possibilitaram maior participação dos associados, em temas constantemente articulados pela Associação.