“Democracia é algo que se vive, que se sente, em que se deve acreditar”, afirma presidente da ANPT.

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), José Antonio Vieira de Freitas Filho, participou nessa quinta-feira, 15/10, de evento público do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conduzido pelo presidente da Corte, o ministro Luís Roberto Barroso, para o lançamento do Telão das Eleições, que foi viabilizado a partir de parceria do TSE com as entidades integrantes da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas). Nele, serão divulgados os atos da Justiça Eleitoral, os resultados das eleições em todo o país e vídeos institucionais das associações parceiras, inclusive o produzido pela ANPT.

Durante a cerimônia, o procurador referiu-se à honra de participar de mais um ato de valorização da democracia. Ressaltou igualmente que é necessário tornar realidade “a premissa de que todo poder emana do povo e, assim, em nome e em benefício do povo deve ser exercido”.

Freitas Filho agradeceu às empresas que fizeram doações de itens de segurança à Justiça Eleitoral, “revelando compreender o alcance da função social da propriedade”, ao ministro Celso de Mello pela dedicação à magistratura, “em três décadas e com um sem número de memoráveis e brilhantes decisões”, e ao ministro Barroso, por ter concedido espaço de fala às associações, “quando muitos, lamentável e ilegitimamente, tentam silenciar os Juízes e Procuradores”. “Somos, procuradores e juízes, antes de qualquer outra coisa, cidadãos e, por imposição constitucional, precisamos estar inseridos no contexto social em que oficiamos”, registrou.

“Votar, mais do que um dever, é um direito, uma oportunidade de eleger representantes comprometidos com a valorização do trabalho, a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades, a promoção do bem comum e o desenvolvimento sustentável”, acrescentou o procurador.

Na abertura do evento, o presidente do Tribunal externou sua gratidão pela parceria com as entidades associativas, que, juntas, congregam e representam mais de 40 mil membros da Magistratura e do Ministério Público nacionais.

“O telão da Eleições 2020 é uma vitrine concreta de transparência. Esse espaço tecnológico permitirá a visibilidade das ações e notícias da Justiça Eleitoral e, posteriormente, a dos resultados da votação. Trata-se de um símbolo da transparência que a Justiça Eleitoral dá ao seu trabalho”, consignou o magistrado.

O vídeo produzido pela ANPT também será veiculado nas redes sociais, em uma ação integrada de comunicação.