MP 1045: ANPT atua junto à Câmara dos Deputados para evitar retrocessos legislativos

Ao longo desta semana, a Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT) intensificou a articulação com a Câmara dos Deputados, para evitar a aprovação do Projeto de Lei de Conversão à Medida Provisória (PLV) 1045, como apresentado pela relatoria.

 

O projeto cria o Regime Especial de Trabalho Incentivado, Qualificação e Inclusão Produtiva – REQUIP, modalidade de contratação que conduziria à precarização das relações de trabalho e impactaria muito sensível e negativamente na aprendizagem.

 

Para a ANPT, o modelo de contratação proposto ofende os princípios da igualdade, da valorização social do trabalho e da dignidade da pessoa humana, contraria as normas constitucionais e infraconstitucionais de proteção dos adolescentes e jovens, notadamente as relativas à formação profissional e ao direito ao trabalho protegido, e, se aprovado, implicará renúncia fiscal irregular.

 

O projeto, ademais, pretende introduzir alterações permanentes na legislação material e processual trabalhista, sem qualquer relação direta ou indireta com a necessidade emergencial de manutenção do emprego e da renda ou com a urgência das medidas de enfrentamento da crise sanitária, circunstância que impede a inserção, sequer precedida de reflexão e debates, em medida provisória.

 

A vice-presidenta da ANPT, Lydiane Machado, reuniu-se com diversos deputados, acompanhada de integrantes da Secretaria de Relações Institucionais e da Comissão de Acompanhamento Legislativo do Ministério Público do Trabalho (MPT), a procuradora e os procuradores Janine Miranda, Gláucio Araújo, Gustavo Chagas, Ivan Sérgio e Luis Carneiro.

 

Entre os contatados, estavam o líder do governo (Ricardo Barros), o da oposição (Alessandro Molon), o do MDB (Isnaldo Bulhões) e o do PDT (Wolney Queiroz). Foram expostas as impropriedades da MP, principalmente as pertinentes ao REQUIP, cuja integral supressão se sugeriu.

 

O procurador-geral do Trabalho em exercício, José de Lima Ramos Pereira, compareceu ao encontro com a liderança do governo.

 

Ontem, dia 04/08, pela manhã, a vice-presidenta teve a oportunidade de expor aos Secretários Bruno Bianco e Bruno Dalcomo, do Ministério do Trabalho e Previdência, relativamente ao REQUIP, a convicção contrária da ANPT, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), que, juntas, subscreveram uma nota pública, com grande repercussão na mídia, difundida no Parlamento.

 

A ANPT apresentou quatro sugestões de emendas ao PLV, todas encampadas pelo Deputado Alessandro Molon, e participou das discussões que levaram à apresentação de diversas outras pelo próprio MPT.

 

Clique aqui para acessar a nota pública.

Confira as sugestões de emendas apresentadas:

 

 

Arquivos
TítuloDescriçãoTamanho do arquivo
Download this file (Emenda Modificativa - Art. 71 - Cobertura Previdenciária (1).pdf)Emenda Modificativa - Art. 71 16 kB
Download this file (Emenda Modificativa Art. 626  (3).pdf)Emenda Modificativa Art. 626 56 kB
Download this file (Emenda Supressiva - Art. 66 - dedução da cota de aprendizagem - versao final.pdf)Emenda Supressiva - Art. 66 113 kB
Download this file (Emenda Supressiva - REQUIP - art. 43-80 - dedução da cota de aprendizagem 2.pdf)Emenda Supressiva - REQUIP 113 kB