TST homenageia mulheres em primeira edição do Prêmio “Gente que Inspira”

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), José Antonio Vieira, e a Diretora de Assuntos de Aposentados e Aposentadas, Denise Lapolla, participaram, ontem, 16 de março, da primeira edição do Prêmio “Gente que Inspira – Mulheres”, uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que visa à valorização da pluralidade cultural e da diversidade humana, reconhecendo trajetórias, vivências e experiências que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Foram contempladas a presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, a presidente de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Creuza Maria Oliveira, e a desembargadora aposentada do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, Anna Acker.

O evento também marcou a adesão do TST ao Pacto Nacional do Judiciário pelos Direitos Humanos, que, proposto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem por objetivo a adoção de medidas de concretização dos direitos fundamentais no âmbito do Poder Judiciário, com especial enfoque no controle de convencionalidade, em consonância com a Recomendação CNJ nº 123, de 7 de janeiro de 2022.

“Todas e todos precisamos tanto de transpiração quanto de inspiração. Foi uma solenidade belíssima, emocionante. A escolha das homenageadas não poderia ter sido mais feliz e justa. Mulheres que realmente fazem a diferença em suas áreas de atuação. Destaco, muito especialmente, Anna Acker, uma das minhas maiores referências, como alguém que prestou o juramento de fazer o mais possível pela efetivação do ideário da justiça social. Parabéns ao TST e, muito especialmente, à ministra Kátia Arruda, coordenadora da iniciativa”.

 

José Antonio Vieira, Denise Lapolla e Lélio Bentes, que atualmente preside o TST e liderou a ANPT nos biênios 1992/1994 e 1994/1996.

 

As Desembargadoras Maria José Aguiar Teixeira Oliveira e Anna Acker, que, em 2018, foram prestigiar a entrega, pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, do título de Cidadão Carioca Honorário ao ora Presidente José Antonio Vieira.

 

Anna Acker e a Juíza do Trabalho Eliete Teles, na solenidade na Câmara Municipal do Rio de Janeiro

 

Acesse aqui a biografia resumida das homenageadas.

 

Foto 01 e 02: Fellipe Sampaio/TST