ANPT homenageia o ministro da Justiça, Flavio Dino, no XXVI CNPT

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, foi homenageado, sob efusivos aplausos, na abertura do XXVI Congresso Nacional de Procuradores e Procuradoras do Trabalho.

 

O presidente da ANPT, José Antonio Vieira, a vice-presidenta, Lydiane Machado, e a secretária-geral, Adriane Arnt Herbst, entregaram-lhe uma placa, com o seguinte teor:

 

“A Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho – ANPT, entidade de classe de âmbito nacional, vem homenageá-lo pela notória e intransigente luta em prol do ideário da Justiça Social bem como, muito especialmente, pelo absoluto respeito à independência e à autonomia do Ministério Público brasileiro, pilares do Estado Democrático de Direito”.

 

“Nesta oportunidade, aliás, não poderia haver feito maior a celebrar do que a presença, entre nós, de Flavio Dino, Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública. Sua Excelência está à frente do mais antigo Ministério do País, criado, por Dom D. Pedro I, em 03 de julho de 1822. Seja pela precedência cronológica da pasta, seja por sua missão institucional, tenho dito aos meus colegas e às minhas colegas, sem ocultar a satisfação de tê-lo aqui, que Sua Excelência simplesmente é o Ministro Primaz do Brasil. Ministro Flavio Dino, em nome das Procuradoras e dos Procuradores do Trabalho, quero agradecê-lo uma vez mais e declarar, diante de tantos e tão graves casos de preconceito e discriminação por procedência nacional, que a condição de maranhense torna a sua presença e a sua voz ainda mais significativas. O Hino do Estado do Maranhão contém o vocábulo ‘nume’, que significa ‘divindade’, ‘potência divina’,inspiração poética advinda do poder divino’. Maranhão, Maranhão, berço de heróis, por divisa, tens a glória, por nume, nossos avós, a liberdade é o Sol que nos dá vida’. É grande e inspirador um povo que cultua a memória de seus ancestrais e proclama a liberdade como o sol que lhe dá vida, assim como é grande e inspirador um cidadão que daquele povo o voto de confiança tantas vezes mereceu”, afirmou o presidente José Antonio Vieira.

 

O ministro agradeceu a homenagem e, ao iniciar a conferência, registrou que, em seu “baú de afetos”, há um especial carinho reservado à Justiça do Trabalho. “Ser homenageado pela ANPT integra este acervo, com muito destaque, porque é coerente com a minha trajetória profissional”, disse Flávio Dino ao detalhar alguns aspectos da sua carreira.

 

Veja aqui o currículo do conferencista e homenageado.