Evento discute gestão de resíduos sólidos com a presença da ANPT

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), José Antonio Vieira, participou, na tarde da última sexta-feira, 30 de junho, ao lado da vice-procuradora-geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel, da abertura do evento organizado pela Secretaria de Gestão Socioambiental do Ministério Público do Trabalho (MPT), em celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, tendo por foco a gestão de resíduos sólidos.

"Venho aqui para, legitimamente orgulhoso, louvar a excelência das atividades que vêm sendo desenvolvidas pela Secretaria de Gestão Socioambiental do Ministério Público do Trabalho, atualmente liderada por duas associadas que admiro profundamente, colegas do Rio de Janeiro, Cynthia Lopes e Teresa Basteiro, minhas amigas-irmãs de décadas, que, como diria Fernando Pessoa, põem o máximo que são no mínimo que fazem e, por isso, sempre estão na altitude insuperável da poesia", afirmou o presidente.

José Antonio Vieira recordou-se do tempo em que ele e Cynthia Lopes, como procurador-chefe e vice-procuradora-chefe, iniciaram, na Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, a implementação da política interna de gestão socioambiental.

"A Constituição da República expressamente declara que devemos defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações. Esta preservação passa necessariamente, por exemplo, pela eficiente gestão dos resíduos sólidos. Muitas coisas são simples e facilmente exequíveis, como a coleta seletiva que impacta diretamente na qualidade de vida de milhões de catadores e catadoras", acrescentou o presidente, que, em seguida, agradeceu às palestrantes externas, professoras Carmen Lima e Laize Lantyer Luz, "por colocaram todo o talento, todo o conhecimento e toda a qualificação científica a serviço de causa tão nobre e por se aliarem ao que, em síntese, representa a busca por um mundo melhor, por uma sociedade justa, livre, solidária e, portanto, verdadeiramente democrática".

Durante o evento, também ocorreu o lançamento do Painel MPT Sustentável 2022,  ferramenta que pressupõe a fixação de objetivos, metas e indicadores, com transparência e resolutividade, inclusive em consonância com as diretrizes da Organização das Nações Unidas.

O procurador José Pedro dos Reis, Subsecretário de Sistemas Estruturantes, e as procuradoras Margaret Matos e Candice Arósio, que chefiam o Ministério Público do Trabalho no Paraná e no Mato Grosso do Sul, respectivamente, compuseram uma Roda de Conversa.

O presidente da ANPT cumprimentou toda a equipe envolvida na organização, na pessoa da servidora Patrícia Rambo,  "sempre dedicadíssima e excepcionalmente competente", registrou.