Ato em defesa da democracia marca um ano dos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Na tarde de ontem, dia 08 de janeiro, a vice-presidenta da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANP), Lydiane Machado e Silva, participou de ato em defesa da democracia convocado para marcar um ano dos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília. Estiveram presentes no Salão Negro do Senado Federal, também, os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, além de governadores de Estado, ministros do governo, secretários-executivos dos ministérios e presidentes de empresas estatais.

Durante o evento, o presidente Lula afirmou que não há democracia sem liberdade, alertando contudo, que esta não é uma permissão para que se atente contra as instituições. Ainda, segundo o presidente da República, não há democracia forte sem o combate à pobreza, às desigualdades sociais, e sem a efetiva inclusão de todas e de todos os brasileiros.

De acordo com a vice-presidenta da ANPT, o evento foi importante "para que se fizesse o resgate histórico dos gravíssimos atos atentatórios à democracia interna, a fim de que as instituições e a sociedade brasileira estejam conscientes de que a luta pelo Estado Democrático de Direito nunca cessa".

*Com informações da Agência Senado

Foto: Roque de Sá/Agência Senado