Nova diretoria-geral da ESMPU tomou posse nesta sexta-feira

Tomou posse nesta sexta-feira, 31/1, a nova diretoria-geral da Escola Nacional do Ministério Público da União (ESMPU). A solenidade marca o início do mandato de dois anos do procurador da República Carlos Henrique Martins Lima e do procurador regional do Trabalho Mauricio Correia de Mello, que já foi diretor financeiro da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) de 2010 a 2012. Eles assumirão, respectivamente, os cargos de diretor-geral e diretor-geral adjunto da Escola. O presidente da ANPT, Carlos Eduardo de Azevedo Lima, e a vice-presidente da entidade, Daniela Varandas, participaram do evento juntamente com membros do Ministério Público do Trabalho e dos demais ramos do MPU, bem como servidores do orgão.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, presente na cerimônia, empossou os novos dirigentes que assumirão o lugar do procurador Regional da República Nicolau Dino de Castro e Costa Neto e da subprocuradora-geral do Trabalho Ivana Auxiliadora Mendonça Santos. Segundo o procurador-geral, “os que saem são reconhecidos pela excelência do trabalho prestado e o reconhecimento do dever cumprido. Já os que entram representam a expectativa, a confiança e, mais que isso, a certeza do dever que será seguramente cumprido. Isso gira em torno de uma questão fundamental, porque objetivos foram atingidos em uma gestão e objetivos temos todas a certeza e a convicção que serão atingidos na próxima gestão”, destacou o PGR.

Nicolau Dino, por sua vez, traçou um panorama de como foi a atuação de sua gestão compartilhada com Ivana Santos, falando sobre os principais desafios que enfrentaram, bem como as metas cumpridas por toda a equipe. Após ressaltar as qualidades do novo diretor-geral e o acerto da decisão alusiva à sua nomeação, Dino destacou que ter o procurador regional do Trabalho Mauricio Correia de Mello como diretor-geral adjunto da Escola trará ainda mais força à nova gestão. “Ele é detentor de muita experiência administrativa, chefiou a procuradoria da 10ª Região 2005 a 2007, possui tudo o que a ESMPU precisa. Seguramente, a dupla formada conduzirá a Escola com sabedoria e arrojo para o bem da instituição”, revelou ao se despedir do cargo.

Para o procurador da República Carlos Henrique Martins Lima, é um desafio dirigir a ESMPU , pois é o local em que os MPs de uma forma geral se estendem. “A Escola é uma caixa de ressonância de todos os ramos do Ministério Público que compõem o MPU. Ela não servirá e não serve para ser ressonância de nossa diferenças , mas quiçá chegará a servir, cada vez mais, para ser a ressonância daquilo que temos em comum, daquilo que precisamos oferecer à sociedade”, enfatizou Carlos Henrique.

De acordo com ele, é preciso oferecer à sociedade membros preparados e servidores treinados para executar a suas funções. “Cada vez mais a sociedade vai cobrar do MP uma ação efetiva e nós precisamos estar preparados para dar essa resposta O nosso papel na ESMPU será tentar juntar toda as habilidades e todos os talentos que temos de sobra em todos os ramos e fazer com que isso gere de volta para sociedade uma utilidade uma grandeza”, concluiu o novo dirigente. O procurador regional do Trabalho Maurício Correia de Mello, novo diretor-geral adjunto da ESMPU, por sua vez, ressaltou a sua honra ao passar a ocupar o cargo para o próximo biênio, destacando, de maneira especial, os avanços alcançados pela gestão que ora se finda.

Segundo ele, “a administração do Dr. Nicolao Dino de Castro e Costa Neto e da Dra. Ivana Auxiliadora Mendonça Santos representa um marco na direção da união entre os ramos”. Ele divulgou, logo após a solenidade, uma “carta aberta de agradecimento”, dirigida à sua antecessora no cargo, Ivana Santos.