MPT/SE empossa novo procurador-chefe e comemora 20 anos da Regional

O Ministério Público do Trabalho em Sergipe comemorou na última sexta-feira, 11/10, 20 anos de sua instalação no Estado e empossou o novo procurador-chefe, Raymundo Lima Ribeiro Júnior. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, participou das solenidades. Para o dirigente da entidade, a relevância do evento é inquestionável, pois possibilita uma aproximação ainda maior com a sociedade e com os órgãos estatais e representações da sociedade civil sergipana com a instituição, que, em suas palavras, “desenvolveu, ao longo dessas suas duas décadas de existência, enfática atuação na defesa e na promoção dos direitos sociais”, disse. "Azevedo Lima ressaltou, em seu pronunciamento, que várias das medidas adotadas pelos membros da PRT em Sergipe serviram e servem de paradigma para a atuação dos membros do MPT em todo o Brasil, são exemplos a regularização da situação dos trabalhadores da coleta de lixo em Ribeirópolis, a formalização da situação laboral dos trabalhadores envolvidos no processo de beneficiamento da castanha em localidades como Campo do Brito e Itabaiana, a busca por assegurar a devida atenção à saúde dos trabalhadores da citricultura em vários municípios do Estado como Arauá, Umbaúba e Lagarto, a adoção de programas para coibir o trabalho infantil de feiras livres da capital, Aracaju, entre diversas outras atuações mencionadas, ilustrativamente, pelo presidente da ANPT. Ele parabenizou o procurador Luís Fabiano Pereira, “que conclui seu mandato com a inegável segurança do dever cumprido”, destacando todo o seu trabalho buscando assegurar melhor estrutura material e de recursos humanos no âmbito da Regional. O dirigente da ANPT frisou, ainda, que o novo procurador-chefe, Raymundo Ribeiro, certamente terá grandes desafios, mas que os superará com êxito e o entusiasmo que sempre caracterizou sua atuação ao longo de sua carreira no MPT. O empossado, Raymundo Ribeiro, que substituiu o procurador Luis Fabiano Pereira, estará à frente do órgão durante o biênio 2013-2015. Segundo o novo procurador-chefe são muitos os desafios que a sua gestão irá enfrentar, mas o principal foco é a relação das atividades administrativas com a atividade-fim. “O desafio será aliar a atividade administrativa com atuação finalística, que é o objetivo do MPT na defesa dos direitos fundamentais dos trabalhadores”, disse. Sobre os 20 anos de funcionamento da instituição, ele falou que o momento é de planejar. “Agora é traçar planejamento e metas para os próximos 20 anos. Não podemos administrar o MPT sem pensar no nosso público externo. Toda a estrutura do Ministério Público do Trabalho deve estar voltada para a nossa finalidade institucional, que é o retorno para a sociedade que vive do trabalho. As pessoas que vivem do trabalho, sejam elas empregadores ou empregados, são os nossos destinatários”, destacou Raymundo. Na ocasião, os Correios lançaram o selo comemorativo dos vinte anos do MPT. Compareceram à solenidade de posse, também, o vice-procurador Geral do Trabalho, Eduardo Antunes Parmeggiani; o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe em exercício, Edson Ulisses de Melo; o senador da República Eduardo Amorim; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho, da 20ª Região, Rita de Cássia Pinheiro de Oliveira, entre outras autoridades. Foto: MPT/SE"