Notícias

ANPT participa de sessão especial do Senado pelo Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

A vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Ana Cláudia Bandeira Monteiro, participou nesta segunda-feira, 12/06, de sessão especial do Plenário do Senado Federal em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Na ocasião, a procuradora destacou que um dos grandes problemas do combate ao trabalho infantil é cultural.

De acordo com Ana Bandeira, há uma cultura que cerca, fundamenta e consolida o trabalho infantil quando se afirma que para a criança pobre é melhor trabalhar do que roubar, estar na rua ou usando drogas. “A gente vê que, muitas vezes, as famílias que passam por dificuldade financeira, pela pobreza, elas empurram suas crianças para o trabalho precoce. Eu me arrisco a dizer que não porque o querem, mas muitas vezes não veem outra saída e acabam proporcionando aos seus filhos essa situação de absoluta violação e exploração daquela pessoa em desenvolvimento”, disse.

Nesse sentido, a procuradora falou que era necessário se voltar para a Constituição Federal e lembrar que cabe à sociedade, ao Estado e à família proporcionar a toda criança o exercício de direito à vida, saúde, alimentação, educação, qualificação profissional, lazer e muitos outros direitos. Porém, ela lembrou que é preciso reforçar a rede de assistência social que é precária, porque se as famílias levam ou permitem que suas crianças trabalhem, é certamente porque elas precisam de um apoio, lembrou.

No entanto, a solução não vem do trabalho da criança, “essa solução deve vir do Estado que tem que prover alguma assistência para que essas famílias se equilibrem financeiramente, psicologicamente, emocionalmente, enfim, para que haja um ambiente propício para que as nossas crianças e jovens se desenvolvam e cheguem onde a nossa sociedade espera”.

Durante seu pronunciamento, a procuradora falou ainda sobre diversos outros aspectos relacionados ao combate ao trabalho infantil, na mesma linha de sua manifestação na audiência pública de hoje de manhã na Câmara Legislativa do DF. Para conferir a íntegra, clique aqui.

 

 

Contato

 
SBS Quadra 2 Bloco "S" Ed. Empire Center
Salas 1103 a 1108 11º andar
Brasília/DF CEP: 70070-904
 
(61) 3325.7570 e Fax.: 3224.3275
 
anpt@anpt.org.br