Notícias

Em solenidade de recondução do chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, ANPT reitera mobilização pela autonomia e independência do MP

Nesta quarta-feira (27), o procurador do Trabalho Luis Carneiro foi empossado para exercer, pelo terceiro biênio consecutivo, a chefia da Procuradoria Regional do Trabalho na Bahia (PRT/5ªRegião). Junto com ele, outros(as) dez membros(as) foram empossados(as) para as funções de coordenação e administração.

Presente na solenidade, o presidente da ANPT, José Antonio Vieira, defendeu a somatória de esforços orientados para o bem comum tendo em vista a missão institucional do Ministério Público, especialmente no atual contexto de tramitação da PEC 05 e das sucessivas tentativas de enfraquecimento da instituição.

“Como amplamente tem sido divulgado pela imprensa, o Ministério Público brasileiro está lutando bravamente pela preservação da sua autonomia e da sua independência, garantias constitucionais da sociedade, essenciais ao cumprimento eficiente e resoluto da missão institucional”, ressaltou.

José Antonio Vieira apontou que o caminho para a resistência e para o sucesso coletivo é pavimentado pela excelência do trabalho individual. “Costumo afirmar que somos todas e todos, ao mesmo tempo, espelho e reflexo. Há um traço que nos distingue, procuradoras e procuradores do trabalho, e define o que talvez possamos chamar de disposição anímica institucional: o quanto de mais de si cada um de nós se mantém disposto a doar para o bem comum. Dessa entrega pessoal resulta a excelência do muito que se faz”.

O procurador-chefe do MPT na Bahia, por sua vez, destacou em seu discurso a importância de se ter parceiros de trabalho para gerir bem uma unidade do MPT, principalmente em um momento de pandemia. “A experiência de termos passado pela reforma trabalhista e depois pelo desafio da pandemia nos trouxe mais do que desafios gigantescos. Trouxe amadurecimento e a certeza de que podemos enfrentar qualquer desafio que se afigure em nosso horizonte”, garantiu.

“A pandemia não pode ser um jogo de vale-tudo. É preciso antes de tudo preservar a dignidade do trabalhador”, afirmou, referindo-se à necessidade de reconstruir relações de trabalho sadias junto com as demais instituições.

A solenidade contou também com a participação do procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, do prefeito de Salvador, Bruno Reis, do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alberto Bastos Balazeiro, ex-procurador-geral do Trabalho, representando a presidenta do TST, a ministra Maria Cristina Peduzzi, a presidenta do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Dalila Andrade, e a superintendente Regional do Trabalho Gleide Gois, além de outros(as) membros(as) do MPT, parceiros(as) e convidados(as).

Clique aqui para ler sobre o evento no site do MPT-BA.

Fotos: MPT-BA

Contato

 
SBS Quadra 2 Bloco "S" Ed. Empire Center
Salas 1103 a 1108 11º andar
Brasília/DF CEP: 70070-904
 
(61) 3325.7570 e Fax.: 3224.3275
 
anpt@anpt.org.br