Notícias

ANPT prestigia evento voltado à inclusão e à acessibilidade de pessoas com deficiência

A vice-presidenta da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Lydiane Machado, participou, no último dia 20/09, do Reconecta, evento promovido pelo Ministério Público do Trabalho para dar visibilidade às pessoas com deficiência e promover a sua inclusão no mercado de trabalho.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), coordenada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 17 milhões de brasileiros e brasileiras têm algum tipo de deficiência. Além de organizar e de realizar atividades de conscientização, o Reconecta atualmente divulga, em seu portal, mais de 3 mil vagas de emprego para pessoas com deficiência (acesse aqui).

“A sociedade em que vivemos ainda não absorveu integralmente o postulado da igualdade e, ao sabor da conveniência de grupos dominantes, deixa à margem pessoas que não estariam dentro do que se considera padrão vigente”, afirmou Lydiane Machado.

A presidenta da ANPT destacou, ainda, que, quando a diversidade é colocada em foco, quebra-se o padrão e se revelam potencialidades de quem é historicamente excluído da narrativa dominante. “As pessoas com deficiência passam a se reconhecer como detentoras de direitos e enriquecem o complexo mosaico social. Ganhamos todas e todos em aprendizado e crescimento pessoal. A reunião de pessoas com deficiência, empresas e especialistas, acalenta a nossa esperança de que o Brasil um dia possa alcançar o modelo constitucionalmente garantido”, concluiu.

Contato

 
SBS Quadra 2 Bloco "S" Ed. Empire Center
Salas 1103 a 1108 11º andar
Brasília/DF CEP: 70070-904
 
(61) 3325.7570 e Fax.: 3224.3275
 
anpt@anpt.org.br