Notícias

Seminário debate mulheres, justiça e futuro

Na tarde da última quarta-feira, dia 09 de novembro, a vice-presidenta da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Lydiane Machado e Silva, participou do 1º Seminário da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe), com o tema “Mulheres, Justiça e Futuro”. Durante o evento, foram lançados “Selo e Certificado de Compromisso com a Igualdade de Gênero” e o “Guia de Boas Práticas em Igualdade de Gênero”.

Em seu pronunciamento, a vice-presidenta da ANPT ressaltou que a ocupação dos espaços de poder pelas mulheres não é, ao contrário do que se pensa, uma decisão individual, mas essencialmente coletiva. Isso porque o contexto de hiperresponsabilização do gênero feminino com as tarefas relacionadas ao cuidado, a exigência de extensas jornadas e a ausência de medidas que visibilizem e atenuem a injusta divisão do trabalho, são variáveis que influenciam diretamente a tomada de decisão. “É preciso, pois, que os diversos órgãos se comprometam com a paridade de gênero e criem condições para que as mulheres estejam confortáveis no exercício dos encargos de comando”, destacou Lydiane.

O Guia de Boas Práticas em Igualdade de Gênero da comissão da mulher da Anafe traz definições importantes sobre o que é assédio moral, sexual, discriminação e divisão sexual do trabalho. Além disso, compõe diretrizes norteadoras de prevenção e enfrentamento às práticas de discriminação. São cinco capítulos voltado para o tema. O documento pode ser acessado no site da associação.

Clique aqui para acessar a página da Anafe e conferir mais informações.

 

Foto: Anafe

Contato

 
SBS Quadra 2 Bloco "S" Ed. Empire Center
Salas 1103 a 1108 11º andar
Brasília/DF CEP: 70070-904
 
(61) 3325.7570 e Fax.: 3224.3275
 
anpt@anpt.org.br