Notícias

Livro reúne artigos sobre equidade de gênero no sistema de Justiça

Nessa terça-feira, dia 07 de março, foi lançado o livro “Reflexos: as mulheres e suas imagens no sistema de justiça”, organizado pelas comissões de mulheres da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT) e da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais (Anadef).

A publicação reúne 22 artigos científicos que visam a fomentar a discussão sobre a paridade de gênero nas carreiras jurídicas e debatem o tratamento diferenciado entre homens e mulheres.

“A violência de gênero, infelizmente, ronda nossos gabinetes, as salas de audiência, os plenários e até mesmo as bancas de concurso, pautando de modo cruel a vida de magistradas, procuradoras, promotoras, defensoras, advogadas, servidoras e de qualquer outra mulher que se atreva a dividir em condições de igualdade espaços historicamente reservado aos homens brancos”, alertou a vice-presidenta da ANPT, Lydiane Machado e Silva, durante a solenidade de lançamento.

A vice-presidenta também destacou que os textos que compõem essa obra proporcionam às leitoras e aos leitores a oportunidade de conhecer um pouco sobre a realidade das mulheres no sistema de justiça, as vitórias já alcançadas e os desafios a serem superados.

“Que essa obra encontre mentes e corações abertos e sedentos por mudanças e os empodere de informações de qualidade. Que ela chegue a todas e todos que, como nós, não se conformam com a profunda desigualdade que insiste em marcar o nosso tempo”, ressaltou.
 
Ao final do evento, as representantes das comissões leram a Carta de Brasília cujo teor reforça a necessidade de que políticas públicas e institucionais sejam criadas para o enfrentamento da desigualdade no Brasil.

 
 
Clique aqui e leia a Carta de Brasília na íntegra.

Arquivos
TítuloDescriçãoTamanho do arquivo
Download this file (Carta de Brasília-1.pdf)Carta de Brasília. 10587 kB

Contato

 
SBS Quadra 2 Bloco "S" Ed. Empire Center
Salas 1103 a 1108 11º andar
Brasília/DF CEP: 70070-904
 
(61) 3325.7570 e Fax.: 3224.3275
 
anpt@anpt.org.br