Notícias

Empossado o novo procurador-geral da República

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), José Antonio Vieira, e a vice-presidenta, Lydiane Machado, participaram na manhã de ontem, dia 18 de dezembro, da solenidade de posse do subprocurador-geral Paulo Gustavo Gonet Branco como procurador-geral da República e chefe do Ministério Público da União.

Compuseram a mesa de honra, presidida pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, além do novo procurador-geral da República, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, respectivamente, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, e a vice-presidenta do Conselho Superior do Ministério Público Federal, Elizeta Maria de Paiva Ramos, que, naquela condição, se encontrava interinamente na liderança institucional.

Várias autoridades do Ministério Público brasileiro e dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo estiveram presentes, inclusive os procuradores-gerais dos demais ramos do Ministério Público da União – o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, o procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, e o procurador-geral do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Georges Carlos Fredderico Moreira Seigneur.

Nascido no Rio de Janeiro, Paulo Gonet é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Direitos Humanos Internacionais pela Universidade de Essex (Reino Unido) e doutor em Direito pela UnB. Membro do Ministério Público Federal desde 1987 e subprocurador-geral desde 2012, já exerceu diversos cargos de destaque na instituição. Atuou como diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), entre 2020 e 2021, e como vice-procurador-geral Eleitoral, de julho de 2021 a setembro de 2023.

“É uma honra prestigiar a chegada do Professor Doutor Paulo Gonet à liderança do Ministério Público da União. Tenho certeza de que Sua Excelência, com o elogiável currículo e a notória sensibilidade, fará a nossa Instituição ainda mais forte, em prol da democracia, da ordem jurídica e do interesse público”.

 

Foto: Pedro Lino/ANPR

Contato

 
SBS Quadra 2 Bloco "S" Ed. Empire Center
Salas 1103 a 1108 11º andar
Brasília/DF CEP: 70070-904
 
(61) 3325.7570 e Fax.: 3224.3275
 
anpt@anpt.org.br