Notícias

ANPT participa da sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2024

A vice-presidenta da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Lydiane Machado e Silva, participou, na tarde de ontem, dia 01 de fevereiro, da sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2024 no Supremo Tribunal Federal (STF). Após um ano desde os atentados às sedes dos Três Poderes, a solenidade foi marcada pela superação da tentativa de rompimento institucional.

A mesa do rito de abertura foi composta pelo atual Presidente do STF, Luís Roberto Barroso, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo procurador-geral da República, Paulo Gustavo Gonet Branco, pelo presidente da OAB, José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral, pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e pelo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira.

Em sua fala, o presidente do STF enfatizou a importância do Poder Judiciário para a sociedade. Em resposta às recentes críticas aos altos custos dos tribunais, o ministro apresentou alguns dados obtidos pelo Relatório de Justiça de 2023 que denotam a dimensão do empenho da magistratura na conclusão de processos. “A produtividade do judiciário aumentou em 10%. A justiça do Brasil soluciona uma média de 79 mil processos por dia”, e concluiu: “muitas vezes as pessoas focam apenas nos custos sem se darem conta do imenso serviço que o judiciário presta ao Brasil”.

O Ministro também expressou o compromisso de sua presidência com a democratização da linguagem do Poder Judiciário, de modo que esta não seja excludente, aproximando os tribunais de toda população. “Nós temos defendido o Pacto de Linguagem Simples. É uma revolução da brevidade, que é o mundo jurídico ser um pouco mais objetivo do que tradicionalmente tem sido”, disse.

O encerramento da cerimônia foi marcado por um gesto simbólico. Na ocasião, o presidente da corte, junto às demais autoridades presentes, dirigiram-se para a área externa do tribunal para a retirada das grades de contenção colocadas em frente às instalações do STF desde o atentado de 8 de janeiro. 

Contato

 
SBS Quadra 2 Bloco "S" Ed. Empire Center
Salas 1103 a 1108 11º andar
Brasília/DF CEP: 70070-904
 
(61) 3325.7570 e Fax.: 3224.3275
 
anpt@anpt.org.br