Notícias

Flávio Dino toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal

Na tarde de ontem, dia 22 de fevereiro, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), José Antonio Veira, compareceu à solenidade de posse de Flávio Dino, como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

A solenidade, conduzida pelo Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, foi prestigiada por inúmeras autoridades de todos os Poderes e entes da federação, como o presidente e o vice-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Biografia do empossado

Flávio Dino é maranhense e, ao longo de sua carreira, exerceu cargos nos três Poderes da República, nas esferas estadual e federal. Foi juiz federal por 12 anos, de 1994 a 2006, tendo, inclusive, presidido, por um biênio, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). Foi deputado federal, pelo Maranhão, na legislatura 2007/2011, e governador do Estado, de 2024 a 2022, quando se elegeu senador, cargo do qual se licenciou para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

No ano passado, durante o XXVI Congresso Nacional de Procuradores e Procuradoras do Trabalho, em São Paulo, Flavio Dino foi homenageado pela ANPT e, ao proferir a conferência inaugural do evento, destacou o especial carinho reservado ao sistema de justiça trabalhista. “Ser homenageado pela ANPT integrará o meu acervo de afetos, com muito destaque, porque é coerente com a minha trajetória profissional”, declarou.

“No último Congresso da ANPT, tivemos a imensa honra e o extraordinário privilégio de ouvir o ministro Flávio Dino, como conferencista. Naquela ocasião, ao discursar, me referi a versos do hino do Estado do Maranhão, que contêm o vocábulo “nume”, que, até então, me era desconhecido e significa divindade, potência divina, inspiração poética advinda do poder divino. ‘Maranhão, Maranhão, berço de heróis. Por divisa tens a glória. Por nume, nossos avós. A liberdade é o Sol que nos dá vida”. Em seguida, ressaltei: ‘é grande e inspirador um povo que cultua a memória de seus ancestrais e proclama a liberdade como o sol que lhe dá vida, assim como é grande e inspirador um cidadão que daquele povo o voto de confiança tantas vezes mereceu’. Tenho certeza de que o Ministro Flavio Dino, pelo notório saber jurídico e pela aguçada sensibilidade social, terá, na mais alta Corte de Justiça do nosso País, o mesmo êxito que marcou os muitos e relevantíssimos cargos e encargos anteriores. Sinto-me legitimamente orgulhoso de ter podido estar no Plenário do STF, aplaudindo Sua Excelência, uma vez mais e como sempre, efusivamente”, afirmou o presidente da ANPT.

 

 

 

Foto 01: Fellipe Sampaio /SCO/STF

Contato

 
SBS Quadra 2 Bloco "S" Ed. Empire Center
Salas 1103 a 1108 11º andar
Brasília/DF CEP: 70070-904
 
(61) 3325.7570 e Fax.: 3224.3275
 
anpt@anpt.org.br