Notícias

ANPT participa de reunião sobre metodologia do Planejamento Estratégico do MP

A Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) foi representada nessa terça-feira (9/11), em reunião no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), pelo seu vice-presidente, Carlos Eduardo de Azevedo Lima. Na ocasião foi discutida a metodologia a ser utilizada na elaboração do planejamento estratégico do Ministério Público. Os representantes de entidades do MP puderam sugerir alterações no documento a fim de aproximar o planejamento da realidade de cada instituição.
A apresentação da metodologia do planejamento foi elaborada por uma empresa de consultoria e o seu representante, o consultor Peter M. Dostler, mostrou diversas sugestões para o inicio da elaboração do planejamento. Entre elas a criação de eventos regionais em diversas partes do país, com a possibilidade de se captar informações relevantes para a construção da estratégia nacional. Nesses eventos, cada representante levará um questionário preenchido, antecipadamente, para coletar as opiniões internas sobre razão de ser do Ministério Público no Brasil, visão de futuro e desafios para apresentar resultados para a sociedade, dentre outras questões relevantes a serem abordadas.

O vice-presidente da ANPT reiterou a relevância do planejamento estratégico para o Ministério Público Brasileiro, o qual deverá ser de grande valia para a diminuição das discrepâncias nos ramos do MP, no que diz respeito às respectivas estruturas físicas e de recursos humanos disponíveis em cada ramo. Em relação a uma das etapas propostas pela consultoria, que trata da realização dos eventos regionais, Azevedo Lima esclareceu que o Ministério Público do Trabalho (MPT) tem representação em cada unidade federativa, não se devendo desconsiderar, por exemplo, os membros lotados nos Estados que não constituem sede de Procuradorias Regionais do Trabalho. Por esse motivo deveria ser revista a quantidade de procuradores do Trabalho em alguns eventos regionais, de modo a se considerar os membros lotados nos Estados que não foram levados em consideração (Acre, Roraima, Amapá e Tocantins).

Além do vice-presidente da ANPT participaram da reunião os presidentes da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Antonio Carlos Bigonha, da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), Marcelo Weitzel, da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), Carlos Alberto Cantarutti. O vice-procurador geral do Trabalho, Jefferson Luiz Pereira Coelho, a procuradora-geral do Ministério Público Militar, Cláudia Márcia Ramalho Moreira Luz, a procuradora-geral do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Eunice Carvalhido, o secretário-geral do Ministério Público da União, Lauro Cardoso Neto, e os Conselheiros do CNMP Cláudia Chagas, Achiles de Jesus Siquara Filho, Taís Schilling Ferraz e Mário Bonságlia, também, estiveram presentes.

Contato

 
SBS Quadra 2 Bloco "S" Ed. Empire Center
Salas 1103 a 1108 11º andar
Brasília/DF CEP: 70070-904
 
(61) 3325.7570 e Fax.: 3224.3275
 
anpt@anpt.org.br