Cerca de 450 pessoas estiveram reunidas entre os dias 4 e 7 de outubro, em Natal (RN), para participar do 24º Encontro Nacional dos Procuradores do Trabalho (ENPT), promovido pela Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT). Na solenidade de abertura, o presidente da ANPT, Carlos Eduardo de Azevedo Lima, destacou "a relevância da participação de colegas de todo o país neste encon tro, voltado para o congraçamento e, de forma especial, para um maior estreitamento de laços e troca de experiências entre associados, familiares e convidados".
Azevedo Lima reforçou que, num intervalo de tempo relativamente curto, essa é a terceira vez que o evento acontece em Natal, sempre após escolha realizada pela categoria em Assembleia, "demonstrando que a capital potiguar tem atraído, com suas inegáveis belezas naturais, seu potencial turístico e sua relevância histórica e cultural, os membros do Ministério Público do Trabalho do Brasil inteiro, da ativa e aposentados".
O presidente da ANPT agradeceu toda a equipe que esteve envolvida na organização, entre diretores e funcionários da Associação, além dos associados lotados na Procuradoria Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte, bem como a todos os participantes do ENPT. "Desejo um excelente ENPT para todos nós, nesta terra que o mestre Câmara Cascudo chamava de 'a noiva do sol' - e esperamos que esse noivado não sofra nenhum abalo pelos próximos dias -, de modo que, assim como temos, próximo daqui do local do nosso evento, um belíssimo, porém intenso, encontro das águas do Rio Potengi com o mar, venhamos a ter também um fantástico, não menos intenso e, esperamos, animadíssimo Encontro Nacional dos Procuradores do Trabalho", concluiu, após dar as boas vindas a todos.
O procurador-chefe do MPT no Rio Grande do Norte, Rosivaldo da Cunha Oliveira, ressaltou que é uma satisfação recebê-los em minha terra. Espero que possamos, de forma harmoniosa, confraternizar e nos unir cada vez mais, o que reputo seja o intuito desse encontro. O procurador-geral do Trabalho, Luis Antonio Camargo de Melo, por sua vez, reforçou a necessidade de união entre os membros da instituição para garantir que se tenha um encontro produtivo. Ele parabenizou a ANPT pela organização e falou que essa é uma excelente oportunidade de aproximação entre os participantes. É difícil encontrar colegas de todo o Brasil reunidos em um só lugar. Por isso, com esse evento, temos a chance de conhecer o trabalho e a realidade de cada um deles.
Na mesma linha de raciocínio, o corregedor nacional do Ministério Público, Jeferson Luiz Pereira Coelho, destacou a relevância do encontro e enfatizou que é um momento de troca de ideias, de aproximação, de conhecer os trabalhos dos colegas de todo o Brasil.
Além do presidente da ANPT, do procurador-geral do Trabalho, do procurador-chefe do MPT no Rio Grande do Norte e do corregedor nacional do MP, também, compuseram a mesa de honra, os conselheiros do CNMP Tito Amaral, Fabiano Augusto Martins Silveira e Adilson Gurgel, o diretor de comunicação social da ANMPM, José Carlos Couto de Carvalho, o presidente da OAB do RN, Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira, o procurador-geral de Justiça do RN, Manoel Onofre de Souza Neto, o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Publico (Conamp), Cesar Bechara Mattar Junior, o presidente da Associação Luso-Brasileira dos Juristas Trabalhistas, João Pedro Ferraz dos Passos, o diretor da Associação dos juízes Federais do Brasil (Ajufe), Alisson Rêgo Beserra, e a defensora pública geral do Estado do RN, Jeanne Carenina Bezerra, que, durante o ato, representou a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini.