O evento tem por objetivo lançar um olhar sobre o processo de construção da identidade do Ministério Público pós-Constituição de 1988. Durante a solenidade de abertura, o presidente da Conamp, César Mattar Jr, ressaltou que é preciso que aproveitemos o momento ora vivenciado pela instituição, de reafirmação das conquistas alcançadas há 25 anos, para reflexão sobre onde estamos e aonde precisamos ir.
Segundo ele, o futuro se faz hoje e o Ministério Público deve estar na vanguarda das mudanças que a sociedade espera. Para o presidente da CONAMP, no entanto, as conquistas constitucionais da instituição tem sido colocadas à prova.
O Congresso
O XX Congresso Nacional do Ministério Público é promovido pela CONAMP e pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (Ampern). O evento acontece até o dia 2 novembro. Durante os três dias serão discutidos temas de relevância para o Ministério Público e para a sociedade brasileira, como o poder de investigação criminal do MP, cooperação jurídica internacional, e improbidade administrativa. Além disso, serão realizadas reuniões de grupos de trabalho setorial, em áreas como a defesa do consumidor (com a atualização do Código de Defesa do Consumidor), criminal (com a discussão acerca da "Justiça criminal e estado de inocência"), pessoa portadora de necessidades especiais, meio ambiente, e saúde.

Fonte e foto: Ascom/Conamp