Foi realizado nessa segunda-feira, 29/05, em São Paulo, o primeiro debate para formação de Lista Tríplice para o cargo de procurador-geral da República. O evento, promovido pela ANPR, foi realizado na sede da Procuradoria da República em São Paulo e contou com a presença de sete dos oito candidatos. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Ângelo Fabiano Farias da Costa, acompanhou o debate, ocasião na qual fez questionamentos aos concorrentes.
Participaram os subprocuradores-gerais da República Carlos Frederico Santos, Eitel Santiago, Franklin Costa, Mario Bonsaglia, Nicolao Dino, Raquel Dodge e Sandra Cureau. Por motivos familiares, a subprocuradora-geral da República Ela Wiecko não esteve presente, mas enviou um vídeo de apresentação.
O debate foi realizado em um novo formato, com perguntas entre os candidatos bem como questões elaboradas por membros do MPF e dos demais ramos do MPU – Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, e Ministério Público Militar -, esta última apresentada pelo presidente da ANPT.
Na ocasião, Farias da Costa abordou a questão da representação do Ministério Público da União no Conselho Nacional de Justiça, perguntando aos candidatos o que eles pensam sobre eventual encaminhamento de lista tríplice pelos membros do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público Militar e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios como forma de democratizar essa representação do MPU no CNJ.
Durante seis blocos, foram discutidos temas como: relações institucionais, reforma previdenciária, forças tarefas, composição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), estrutura da Escola Superior e teletrabalho.
Mais cinco debates serão promovidos ao longo do mês de junho. Na próxima segunda-feira, 05/06, Porto Alegre (RS) sediará o evento. Em seguida, será a vez de Belém (PA), no dia 09/06, Recife (PE), dia 12/06, Rio de Janeiro (RJ), dia 19/06, e Brasília (DF), dia 22/06.
Confira a íntegra do debate no site da TV MPF (www.tvmpf.mpf.mp.br).
Fotos e informações: Ascom/ANPR