ANPT participa da abertura do Ano Judiciário 2015 no STF
O Ano Judiciário 2015 foi aberto nesta segunda-feira, 02/02, na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), pelo presidente da Suprema Corte, ministro Ricardo Lewandowski. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, acompanhado do vice-presidente da entidade, Ângelo Fabiano Farias da Costa, participou da solenidade, que contou também com a presença de diversas autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, comandantes das Forças Armadas, dentre outras, assim como de dirigentes de entidades de classe do Ministério Público e da magistratura, a exemplo da presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Norma Angélica Cavalcanti. "Na cerimônia, Lewandowski destacou a importância de um Judiciário bem estruturado e planejado para garantir direitos e, consequentemente, promover a paz social. Citando estatísticas do relatório Justiça em Números 2014, que apontaram estoque de 95 milhões de processos com congestionamento de 70,9% no ano-base 2013, o presidente da Suprema Corte destacou que a Justiça precisa se planejar para dar vazão à demanda exponencial de conflitos.
O presidente também citou as diretrizes de sua gestão no STF, como a realização de diagnósticos para combater entraves à prestação jurisdicional, diálogo com os demais Poderes e órgãos do Judiciário, julgamento de processos de grande impacto social e valorização de magistrados e de servidores.
Em seu discurso, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que os poderes da República devem dar especial atenção ao combate à corrupção e lembrou do indispensável poder investigatório do Ministério Público. Segundo ele, os desafios deverão ser enfrentados com serenidade, firmeza, independência e responsabilidade.
(IMG> ../aux1/2015/33/anpt21247O6968030.jpg ../aux1/2015/33/anpt21248O23339712.jpg