A Comissão Julgadora do "Prêmio CNMP" definiu nessa quinta-feira, 11/7, em Brasília, os 24 projetos vencedores de 2013. Foram escolhidos o primeiro, o segundo e o terceiro lugar nas seguintes categorias: Defesa dos Direitos Fundamentais; Transformação Social; Indução de Políticas Públicas; Diminuição da Criminalidade e da Corrupção; Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional; Comunicação e Regulamentação; Eficiência Operacional; Profissionalização da Gestão e Tecnologia da Informação. Também foram selecionados projetos que receberão menção honrosa. A vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Daniela Varandas, representou a entidade na ocasião, tendo o diretor de assuntos jurídicos da entidade, José Cláudio Monteiro de Brito Filho, participado das reuniões anteriores da Comissão e da análise e do julgamento dos projetos que concorreram ao prêmio.
A cerimônia de premiação está marcada para o dia 6 de agosto, na sede do CNMP em Brasília, quando os ganhadores receberão troféus e terão as iniciativas relatadas numa publicação lançada pelo Conselho. O Prêmio CNMP será concedido anualmente e tem por objetivo identificar, premiar e difundir projetos já executados ou em atividade, em âmbito local, regional ou nacional, que mais se destacaram na concretização e alinhamento do Planejamento Estratégico Nacional da instituição.
Criado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Banco Nacional de Projetos é um sistema que permite o compartilhamento do conhecimento e das boas práticas desenvolvidas pelos Ministérios Públicos de todo o país, além de ser fonte de memória da instituição. Ao todo, já foram inscritas mais de 400 iniciativas. Elas estão disponíveis no site do Conselho e podem ser consultadas e implementadas por qualquer unidade do MP. O Banco faz parte da Ação Nacional, fase de execução do Planejamento Estratégico Nacional, formulado em 2011, sob a coordenação da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP.
*Fonte e foto: CNMP