ANPT participa da inauguração de nova sede do MPT/GO
O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, participou da solenidade de inauguração da nova sede do Ministério Público do Trabalho de Goiás, em Goiânia, na última sexta-feira, 1/8. Ele destacou, em seu pronunciamento, a honra que é para a Associação participar da inauguração de novas instalações do MPT, de modo a propiciar melhores condições aos membros e servidores que lá laboram, bem como, de maneira especial, à sociedade que se vale dos relevantes serviços prestados por tal unidade na defesa e na promoção dos direitos sociais. "Segundo ele, a atuação desempenhada pelos membros em exercício na PRT-18 é reconhecida em todo o Brasil, muitas vezes servindo de paradigma para a atuação dos membros do MPT no País inteiro, merecendo destaque, dentre outras áreas, o relevante trabalho visando ao estabelecimento de condições adequadas de trabalho e, por conseguinte, o cumprimento de normas de segurança e saúde do trabalho no âmbito de empresas privadas e de órgãos públicos, destacou ressaltando que se cuidamos para que tais normas sejam observadas nos demais órgãos e nas empresas, precisamos dar o exemplo em nossa casa, objetivo ao qual essas novas instalações se prestam com louvor, por propiciarem melhores condições de trabalho, de maneira adequada e funcional, porém sem qualquer ostentatação, enfatizou, frisando, ainda, que a nova sede da PRT-18 propicia seja melhor atendida as sociedades goianiense e goiana, efetiva destinatária da atuação dos membros do MPT.
Já o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás, Januário Ferreira, disse que a nova casa é de todos: membros, servidores e sociedade. Ele homenageou cada ex-procurador-chefe do trabalho ao afirmar que a atuação de cada um deles contribuiu substancialmente para a nova sede.
A ministra Delaíde Alves Miranda Arantes, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), parabenizou pela sede no MPT/GO e observou a importância do MPT brasileiro. Ela citou um evento internacional em que o MPT no Brasil foi citado como modelo para a inserção dessa atividade em mais de 140 países.
O procurador-geral do Trabalho Luis Camargo, por sua vez, registrou o carinho que tem pela Procuradoria, que conta com a participação efetiva de todos os procuradores do trabalho e atua de forma homogênea em todo o estado.
O atendimento ao público já ocorre nesse novo prédio desde o mês de junho. Durante esse período foram realizadas diversas audiências, inclusive uma em que mais de sessenta municípios goianos e órgãos vinculados ao Estado de Goiás foram convocados com o objetivo de identificar os trabalhadores beneficiários de mais de R$ 135 mi referentes a depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
O novo edifício foi escolhido para abrigar a PRT-GO, no mínimo, pelos próximos 20 anos. Sua área útil tem mais de 3 mil m² de construção, divididos em 13 pavimentos. São dois subsolos para estacionamento de procuradores e servidores; térreo, onde funciona o protocolo; e dez andares, onde estão distribuídos 13 gabinetes dos procuradores, biblioteca, auditório com capacidade para 108 lugares, duas salas de audiências, e salas para a área administrativa. No espaço, ainda há possibilidade de ampliação da Procuradoria para dois gabinetes de procuradores e a possibilidade de recepção de novos servidores.
Com informações MPT-GO"