Notícias

ANPT participa da posse de três novos membros do Ministério Público do Trabalho

ANPT participa da posse de três novos membros do Ministério Público do Trabalho

Foi realizada nesta quinta-feira, 22/03, solenidade de posse de três novos membros do Ministério Público do Trabalho (MPT), aprovados no 20° concurso para procurador do Trabalho. Foram empossados no cargo Luísa Nunes de Castro Anabuki, Greice Carolina Novais de Souza Ribeiro e Honorato Gomes de Gouveia Neto. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Ângelo Fabiano Farias da Costa, e a vice-presidente da entidade, Ana Cláudia Bandeira Monteiro, participaram da cerimônia, realizada na Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília.

Durante o evento, a nova procuradora do Trabalho Luísa Anabuki discursou em nome dos empossandos e lembrou que essa foi a primeira posse de membros do MPT ocorrida após a entrada em vigor da reforma trabalhista, que precarizou as relações de trabalho. “A Justiça do Trabalho e o MPT são alvo de críticas sem lastro na realidade, que vêm do incômodo causado pelo espraiamento de direitos. A afirmação e a concretização do Direito do Trabalho são agredidas porque o trabalho, além de constituir elo indissociável da própria identidade humana, é catalisador de todos os demais direitos, de todas as dimensões”, ressaltou.

O presidente da ANPT, por sua vez, parabenizou os empossados e ressaltou que o ingresso de novos membros no MPT “com o comprometimento e dedicação que vocês tiveram, não temos dúvida nenhuma que traz uma nova oxigenação para a instituição”. “Nós precisamos, hoje, de gente com muita garra, muita determinação pare que enfrentarmos esse período tão difícil para os direitos humanos e para os direitos fundamentais. Estamos vivendo um momento em que o próprio Ministério Público e a Justiça do Trabalho são imensamente questionados, mas cada nova posse renova as nossas esperanças”, disse Farias da Costa.