Foi realizada nesta quinta-feira, 11/08, reunião do grupo que compõe a Rede-Observatório Sul-Sul para o trabalho decente. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Ângelo Fabiano Farias da Costa, e a vice-presidente da entidade, Ana Cláudia Bandeira Monteiro, participaram do encontro, que aconteceu na sede da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).
A Rede-Observatório é uma entidade civil não personalizada de caráter coletivo, humanitário e privado, com natureza apartidária e sem finalidade lucrativa. Ela é constituída pela união de diversas entidades ligadas à defesa dos direitos da classe trabalhadora, em suas variadas instâncias, entre elas a ANPT.
Durante a reunião de hoje, uma dos principais itens da pauta tratou da atuação das entidades participantes da Rede no Congresso Nacional, no que diz respeito a Projetos de Lei (PLs) que atacam diretamente os direitos sociais, a jurisdição laboral e a Justiça do Trabalho. Nesse sentido, foram debatidas também a questão da reforma trabalhista proposta pelo governo e os malefícios que isso deve causar à classe trabalhadora, a reforma da previdência e a reforma sindical, entre diversos outros temas.