Foto: Gustavo Moreno/STF
A presidente da ANPT, Adriana Augusta de Moura Souza, participou na tarde desta segunda-feira (3), da sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2025, promovido no Supremo Tribunal Federal (STF). A solenidade contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Senado, Davi Alcolumbre, da Câmara, Hugo Motta, além do procurador-geral da República, Paulo Gonet, do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, e autoridades dos Três Poderes.
“Os três Poderes aqui presentes são unidos pelos princípios e propósitos da Constituição. Somos independentes e harmônicos como manda a Constituição. Porém, mais que isso, somos pessoas que se querem bem e, acima de tudo, querem o bem do Brasil”, declarou o presidente do STF.
Ele destacou também que o ano será marcado pelo funcionamento de duas inovações tecnológicas lançadas no final de 2024: a ferramenta de Inteligência Artificial generativa MarIA, que vai auxiliar o trabalho de ministros e assessores, e o Portal Único de Serviços do Judiciário, com uma base de dados com todos os processos em tramitação no país.
A solenidade de abertura do Ano Judiciário é um importante momento de interlocução entre as instituições que movimentam o nosso país, especialmente para a magistratura e para o Ministério Público. “Na ocasião, pude estabelecer uma série de contatos importantes para impulsionar as atividades associativas de 2025”, afirmou a presidenta da ANPT.
*Fonte: STF