Na noite de ontem (4), foi realizada a solenidade de entrega do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2024. A cerimônia aconteceu no Auditório do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, em Brasília, e contou com a participação da presidenta da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Adriana Augusta de Moura Souza, do vice-presidente, Marcelo Crisanto Souto Maior, e do diretor legislativo da associação, Tiago Ranieri de Oliveira.
Nesta edição do evento, foram premiadas as categorias Cidadã e Imprensa (subcategorias Jornalismo Escrito, Fojornalismo, Jornalismo de Áudio e Jornalismo de Vídeo). Foi concedido, também, prêmio especial para a iniciativa, dentre todas as inscritas, que melhor representou o tema “Gênero, Raça e Diversidade”. Nesta categoria, o projeto “Cozinhando com as Coralinas”, apoiado, custeado e coordenado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Goiás, foi o grande vencedor.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Associação Mulheres Coralinas e o MPT por meio do projeto “Mais Um Sem Dor”, do MPT em Goiás em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região.
Coordenado pelo procurador do Trabalho Tiago Ranieri, o “Mais Um Sem Dor” promove formação humana, qualificação profissional e encaminhamento para o mercado formal de trabalho. A ação conta com o apoio da Associação Mulheres Coralinas, que reúne 71 mulheres artesãs, ceramistas, bordadeiras, cozinheiras, professoras, garis e vocalizadoras de poemas da Cidade de Goiás, atuando na área dos saberes das mãos: gastronomia, bordado, modelagem de barro, palha e fibras do cerrado.
Clique aqui para saber mais sobre o projeto.
A 11 ª edição do Prêmio Anamatra recebeu um total de 161 inscrições, sendo 80 na subcategoria Jornalismo escrito, 54 em Jornalismo de vídeo, 19 em Jornalismo de áudio, e 8 em Fotojornalismo. Já na categoria ‘Cidadã’, foram realizadas 21 inscrições.
Além dos premiados, a Comissão Julgadora distinguiu, nesta edição, quatro trabalhos que receberam menções honrosas, pela relevância da iniciativa dentro da temática ampla dos direitos humanos. Os quatro escolhidos receberam placas de homenagem.
O objetivo da Anamatra com o Prêmio é valorizar ações concretas de promoção e defesa dos direitos humanos nas relações de trabalho, atinentes à educação para o pleno exercício dos direitos sociais, ao combate a todas as formas de discriminação no mercado de trabalho, à inclusão de deficientes, ao combate ao trabalho infantil, escravo e degradante, à defesa do meio ambiente do trabalho e à defesa e promoção do trabalho decente.
Clique aqui para conhecer os ganhadores por categoria.