Notícias

ANPT participa da solenidade de entrega do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos

ANPT participa da solenidade de entrega do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos

Na noite de ontem (4), foi realizada a solenidade de entrega do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2024. A cerimônia aconteceu no Auditório do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, em Brasília, e contou com a participação da presidenta da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Adriana Augusta de Moura Souza, do vice-presidente, Marcelo Crisanto Souto Maior, e do diretor legislativo da associação, Tiago Ranieri de Oliveira.

Nesta edição do evento, foram premiadas as categorias Cidadã e Imprensa (subcategorias Jornalismo Escrito, Fojornalismo, Jornalismo de Áudio e Jornalismo de Vídeo). Foi concedido, também, prêmio especial para a iniciativa, dentre todas as inscritas, que melhor representou o tema “Gênero, Raça e Diversidade”. Nesta categoria, o projeto “Cozinhando com as Coralinas”, apoiado, custeado e coordenado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Goiás, foi o grande vencedor.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Associação Mulheres Coralinas e o MPT por meio do projeto “Mais Um Sem Dor”, do MPT em Goiás em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região.

Coordenado pelo procurador do Trabalho Tiago Ranieri, o “Mais Um Sem Dor” promove formação humana, qualificação profissional e encaminhamento para o mercado formal de trabalho. A ação conta com o apoio da Associação Mulheres Coralinas, que reúne 71 mulheres artesãs, ceramistas, bordadeiras, cozinheiras, professoras, garis e vocalizadoras de poemas da Cidade de Goiás, atuando na área dos saberes das mãos: gastronomia, bordado, modelagem de barro, palha e fibras do cerrado.

Clique aqui para saber mais sobre o projeto. 

A 11 ª edição do Prêmio Anamatra recebeu um total de 161 inscrições, sendo 80 na subcategoria Jornalismo escrito, 54 em Jornalismo de vídeo, 19 em Jornalismo de áudio, e 8 em Fotojornalismo. Já na categoria ‘Cidadã’, foram realizadas 21 inscrições.

Além dos premiados, a Comissão Julgadora distinguiu, nesta edição, quatro trabalhos que receberam menções honrosas, pela relevância da iniciativa dentro da temática ampla dos direitos humanos. Os quatro escolhidos receberam placas de homenagem.

O objetivo da Anamatra com o Prêmio é valorizar ações concretas de promoção e defesa dos direitos humanos nas relações de trabalho, atinentes à educação para o pleno exercício dos direitos sociais, ao combate a todas as formas de discriminação no mercado de trabalho, à inclusão de deficientes, ao combate ao trabalho infantil, escravo e degradante, à defesa do meio ambiente do trabalho e à defesa e promoção do trabalho decente.

Clique aqui para conhecer os ganhadores por categoria.

Baixe o aplicativo ANPT e tenha acesso fácil as informações.