Notícias

ANPT participa da solenidade de posse dos procuradores-chefes e das procuradoras-chefas das regionais do MPT

ANPT participa da solenidade de posse dos procuradores-chefes e das procuradoras-chefas das regionais do MPT

A presidente da Associação Nacional dos Procuradores e Procuradoras do Trabalho (ANPT), Adriana Augusta de Moura Souza, e o vice-presidente da entidade, Marcelo Crisanto Souto Maior, participaram ontem (3), da solenidade de posse das procuradoras-chefas e dos procuradores-chefes das 24 unidades regionais do Ministério Público do Trabalho (MPT), para o biênio 2025-2027.

Em seu pronunciamento, Adriana Augusta destacou a relevância institucional do ato e disse que a posse concretiza a outorga e a delegação de poderes afetos à gestão administrativa nas diversas unidades do país, além de tornar realidade a democracia interna, uma vez que a chefia foi escolhida pelos pares em suas regionais. A presidente ressaltou que os novos chefes e chefas assumem a função em um “momento histórico dos mais relevantes”, marcado por desafios inéditos para o mundo do trabalho e para as instituições do sistema de Justiça trabalhista.

Entre os assuntos citados, ela destacou a importância das discussões em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF), como os temas 1.291 e 1.389, que tratam, respectivamente, das novas formas de trabalho por meio de plataformas digitais e da pejotização. “Ontem teve início o julgamento sobre a uberização e, na próxima segunda-feira (6/10), ocorrerá a audiência pública que vai discutir os rumos do Direito do Trabalho no país. É um momento que nos exige posicionamento claro sobre o escopo e o cerne da atuação finalística do MPT”, ressaltou.

Adriana também abordou as incertezas do cenário jurídico e trabalhista e frisou que, diante de tais desafios é necessário reafirmar “o compromisso social intransigente do MPT, que é sua razão de existir”.

Ao dirigir-se aos empossados, a presidente elencou características que considera essenciais ao exercício da chefia: “conhecimento técnico, cautela, empenho, abnegação, coragem, pragmatismo, criatividade, humildade para aprender e iniciativa para ação e discurso afirmativo”. Destacou ainda a importância de implementar serviços públicos de qualidade, executar com eficiência o orçamento, desenvolver gestão pública resolutiva e aprimorar constantemente os ritos e fluxos de trabalho das regionais.

Adriana Augusta chamou a atenção, também, para os impactos que a reforma administrativa em debate na Câmara dos Deputados pode trazer ao serviço público e às carreiras, lembrando que o novo texto preliminar apresentado propõe mudanças significativas em áreas como governança, gestão fiscal e profissionalização do setor.

Por fim, ela compartilhou uma mensagem de incentivo aos novos dirigentes. “Aceitar o desafio de ser chefe ou chefa já demonstra a seriedade e a disposição de todos e todas que tomam posse hoje em prol da qualidade da gestão que se inicia. As coisas variam de cor em função da quantidade de luz que deixamos entrar.”

O procurador-geral do Trabalho, Gláucio Araújo de Oliveira, ressaltou a responsabilidade e a importância das lideranças e observou que a união das 24 unidades do MPT, em conjunto com a procuradoria-geral do Trabalho, é a equação necessária para que possamos continuar a fortalecer nossa instituição. “Um MPT resolutivo, criativo, moderno, eficiente, humano e atento às transformações do nosso tempo”, afirmou.

A procuradora-chefa do MPT no Mato Grosso do Sul, Cândice Gabriela Arosio, reconduzida para novo mandato à frente da unidade, falou em nome dos colegas e registrou que o sentimento que une a todos parte da consciência de que a missão é histórica e social. “Nosso compromisso é conduzir nossas unidades com transparência, com empatia e coragem. Queremos inspirar confiança, cultivar o diálogo e construir soluções que façam realmente a diferença na vida das pessoas”, declarou.

PROCURADORES(AS) CHEFES(AS) 2025 – BIÊNIO 2025-2027
1ª PRT/RJ - FÁBIO GOULART VILLELA
2ª PRT/SP - VERA LÚCIA CARLOS
3ª PRT/MG - MAX EMILIANO DA SILVA SENA
4ª PRT/RS - ANTÔNIO BERNARDO SANTOS PEREIRA
5ª PRT/BA - MAURÍCIO FERREIRA BRITO
6ª PRT/PE - GUSTAVO LUÍS TEIXEIRA CHAGAS
7ª PRT/CE - ANA VALÉRIA TARGINO DE VASCONCELOS
8ª PRT/PA - HIDERALDO LUIZ DE SOUSA MACHADO
9ª PRT/PR - IROS REICHMANN LOSSO
10ª PRT/DF - DALLIANA VILAR PEREIRA
11ª PRT/AM e RR - JOALI INGRÁCIA SANTOS DE OLIVEIRA
12ª PRT/SC - PIERO ROSA MENEGAZZI
13ª PRT/PB - DANNIELLE CHRISTINE DUTRA DE LUCENA
14ª PRT/RO e AC - LUCAS BARBOSA BRUM
15ª PRT/CAMPINAS - ALVAMARI CASSILO TEBET
16ª PRT/MA - RAFAEL MONDEGO FIGUEIREDO
17ª PRT/ES - JANINE MILBRATZ FIOROT
18ª PRT/GO - MILENA CRISTINA COSTA
19ª PRT/AL - ADIR DE ABREU
20ª PRT/SE - MÁRCIO AMAZONAS CABRAL DE ANDRADE
21ª PRT/RN - ANTÔNIO GLEYDSON GADELHA DE MOURA
22ª PRT/PI - MARCOS DUANNE BARBOSA DE ALMEIDA
23ª PRT/MT - THAYLISE CAMPOS COLETA DE SOUZA ZAFFANI
24ª PRT/MS - CÂNDICE GABRIELA AROSIO

WhatsApp_Image_2025-10-03_at_14.35.26.jpeg

WhatsApp_Image_2025-10-03_at_14.35.31.jpeg

WhatsApp_Image_2025-10-03_at_14.35.36.jpeg

*Fotos: Ubirajara Machado (Secom/MPT)

Baixe o aplicativo ANPT e tenha acesso fácil as informações.