Foi realizada nessa segunda-feira (13/12), no Palácio do Planalto, em Brasília, a entrega do Prêmio Direitos Humanos 2010, concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Sebastião Vieira Caixeta, e o vice-presidente, Carlos Eduardo de Azevedo Lima, prestigiaram a solenidade presidida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
O prêmio oferecido anualmente pela secretaria é a mais alta condecoração do governo brasileiro às pessoas e entidades que se destacaram na defesa, na promoção e no enfrentamento e combate às violações dos Direitos Humanos no país. Ele é dividido em 17 categorias, como segurança pública, igualdade racial e direitos das pessoas com deficiência, garantia dos direitos das crianças e adolescentes, entre outros.
Segundo o Presidente da República, os premiados encarnam a força, a persistência e a coragem do movimento social brasileiro, a quem se deve, em grande parte, o ambiente de irrestrita democracia política no país hoje. "Em um passado não muito distante, militantes de movimentos sociais e lideranças populares arriscaram a própria vida para defender direitos coletivos e individuais, que hoje estão assegurados", ressaltou.
Entre as personalidades agraciadas estava o senador José Nery (PSOL-PA), que recebeu o prêmio na categoria "Erradicação do Trabalho Escravo". O senador preside a Frente Parlamentar Mista pela Erradicação do Trabalho Escravo, criada no primeiro semestre deste ano, no Congresso Nacional, cujas reuniões periódicas têm a participação da ANPT.
Além de integrantes da diretoria da ANPT, participaram da solenidade, também, o Ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a futura Ministra da pasta, Maria do Rosário, além de 13 outros Ministros de Estado, autoridades do Executivo, do Legislativo e Judiciário e militantes dos Direitos Humanos de todo o país.
Foto: Gabinete senador José Nery