O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Sebastião Vieira Caixeta, e o vice-presidente, Carlos Eduardo de Azevedo Lima, participaram nesta quarta-feira (11/05) do lançamento de uma nova ferramenta de trabalho para os membros do Ministério Público do Trabalho (MPT), o Inquérito Civil Eletrônico (ICE). Na solenidade realizada no auditório do MPT, em Brasília, o procurador-geral do Trabalho, Otavio Brito Lopes, explicou como funcionará o ICE, que faz parte da interação 2 do projeto MPT Digital.
Segundo o procurador-geral, com o pleno funcionamento do MPT Digital, os procedimentos administrativos finalísticos serão otimizados. Para ele, a informatização cada vez maior do MPT é resultado de comprometimento de procuradores e servidores envolvidos no projeto e afirmou que a virtualização dos projetos da Instituição trazem grande acréscimo para a transparência das ações da instituição.
De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação do MPT e da comissão do MPT Digital, Fabio Kosaka, um dos benefícios do ICE é de que não existe mais o tempo perdido em rotinas inerentes à tramitação dos autos em papel, que agora serão automatizados. Além disso, o ICE ficará disponível para consulta em qualquer lugar e 24 horas por dia, evitando demandas cansativas e temporais de serviços organizacionais.
Além do presidente da ANPT, do procurador-geral do Trabalho e do procurador Fábio Kosaka, compuseram a mesa da solenidade, também, a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público Militar, Claudia Márcia Ramalho Moreira Luz, o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, o ministro Antonio José de Barros Levenhagen, e o vice-procurador geral do Trabalho, Jeferson Coelho.